Bundesliga

Stuttgart precisa levantar rápido se quiser estar na Champions League e pega adversário ideal para isso

Eliminado da Copa da Alemanha no meio da semana, o Stuttgart tem apenas a Bundesliga, mas ainda pode dar muitas alegrias à torcida

A dolorosa eliminação do Stuttgart na Copa da Alemanha, no meio desta semana, em derrota para o Bayer Lekerkusen após sair na frente doeu, mas precisa ficar para trás. Depois de muitos anos, o tradicional time do futebol alemão vem fazendo boa campanha na Bundesliga, é uma das equipes na zona de classificação para a Champions League e precisa levantar rápido para não dar espaço a quem vem atrás. Para isso, nada melhor do que enfrentar o frágil Mainz, um dos times que seria rebaixado se o Campeonato Alemão terminasse hoje.

Depois de um começo de ano bastante complicado, iniciando 2024 com nada menos do que duas derrotas seguidas, o Stuttgart se reergueu bem nas últimas duas rodadas da Bundesliga e encara o Mainz buscando a terceira vitória consecutiva. Nesta boa sequência, destaque para a goleada em casa sobre o RB Leipzig, por 5 a 2, que garantiu um distanciamento seguro do próprio adversário, primeiro time fora da zona de classificação à Champions League via Campeonato Alemão.

Vitória, inclusive, é o que tem faltado para o Mainz, atualmente o penúltimo colocado da Bundesliga, afundado na zona de rebaixamento junto do lanterna Darmstadt. Já se vão mais de três meses desde que a equipe venceu pela última vez no Campeonato Alemão: coincidentemente, aconteceu também contra o RB Leipzig, um 2 a 0, mas no já bem distante 4 de novembro. Não a toa, o clube é tido como um dos virtuais rebaixados da competição, já que está seis pontos distante do Union Berlim, primeiro time livre da degola na tabela.

Como o Stuttgart chega para o jogo contra o Mainz?

A torcida do Stuttgart está ansiosa para o jogo contra o Mainz pois ele pode acabar significando o retorno do principal jogador da equipe na temporada. Responsável por 17 gols e uma assistência nos 14 jogos em que participou na Bundesliga, sendo 12 deles como titular, o atacante Serhou Guirassy está de volta depois de uma participação com Mali na Copa Africana de Nações. Ele já estava disponível para o jogo diante do Bayer Leverkusen, mas foi poupado para que pudesse se recuperar fisicamente de maneira adequada, ficando fora até mesmo do banco de reservas.

Sem ele, o alemão Deniz Undav assumiu a responsabilidade de ser o homem-gol do Stuttgart e foi crucial para as duas vitórias nos últimos dois jogos. Marcou três gols diante do RB Leipzig e fez mais dois contra o Freiburg, sendo seus gols decisivos para ambas as vitórias, que terminaram com diferença no placar justamente do número de vezes que Undav balançou as redes. Com isso, o atacante alemão chegou a 13 gols e deverá seguir no time titular, sendo companheiro de Guirassy no comando do ataque do time dirigido pelo também alemão Sebastian Hoeneß.

Atualmente, o Stuttgart figura na terceira colocação da Bundesliga e, com isso, está garantindo um retorno à Champions League, competição que não disputa desde a já distante temporada 2009/2010, quando foi eliminado nas oitavas de final, quando acabou sendo eliminado pelo lendário Barcelona de Pep Guardiola e Lionel Messi. São quatro pontos apenas de vantagem para o quinto colocado RB Leipzig, o que obriga o time de Guirassy, Undav e Sebastian Hoeneß a vencer hoje e manter vivo o sonho do retorno ao futebol europeu em sua maior competição.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Como o Mainz chega para o jogo contra o Stuttgart?

Enquanto o Stuttgart luta no alto da tabela da Bundesliga, o Mainz se afunda na parte de baixo da mesma. Atualmente segundo pior time, tem 11 pontos conquistados em 19 jogos, mesma pontuação do lanterna Darmstadt, que fez, no entanto, 20 partidas no Campeonato Alemão até agora. Para o Colônia, décimo sexto colocado e também com um duelo a mais disputado, a diferença já é de quatro pontos, o que dificulta bastante a vida do Mainz. É bom lembrar que dois times são rebaixados automaticamente, enquanto o terceiro membro da zona de descenso disputa um playoff contra o terceiro colocado da segunda divisão.

O jogo atrasado do Mainz, na verdade, é bem mais decisivo do que o duelo de hoje contra o Stuttgart e o motivo é bastante simples. O adversário será o Union Berlim, equipe que é a primeira fora da zona do rebaixamento e tem, atualmente, seis pontos de vantagem em relação ao time comandado pelo treinador alemão Jan Siewert, de apenas 41 anos. Na partida de hoje, por mais que possa ter esperanças, o Mainz sabe que será muito difícil ganhar e por vários fatores: a qualidade do adversário, o retorno de um dos artilheiros do Campeonato Alemão e, também, o infeliz desempenho da equipe quando atua fora de seus domínios.

O Mainz não é o pior visitante da Bundesliga porque somou mais pontos que outros cinco clubes, mas é a única equipe em todo o Campeonato Alemão que não venceu uma partida sequer quando atuou fora de casa. Foram dez jogos disputados, com seis empates e quatro derrotas, retrospecto que desanima bastante para a partida contra o Stuttgart. Afinal, o adversário é o terceiro melhor mandante da competiçao, tendo jogado 11 duelos em casa, com oito vitórias, um empate e somente uma derrota. A vida do Mainz está difícil e todo mundo sabe disso — o pior, é que deve piorar.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo