O Bayern de Munique anunciou neste domingo (14) a contratação de Dayot Upamecano, do . O zagueiro de 22 anos assinou um vínculo de cinco anos com os bávaros e se junta à equipe de Hansi Flick a partir do início da temporada 2021/22.

Upamecano defende o RB Leipzig há quatro anos e meio. Ao longo deste período, cresceu em status dentro da Alemanha, mas foi ganhar projeção continental só na temporada passada, quando foi um dos destaques do time de Julian Nagelsmann no mata-mata da Champions League, ajudando os Touros Vermelhos a alcançarem as semifinais do torneio pela primeira vez em sua história.

Desde então, Upamecano tem atraído interesse de gigantes do futebol europeu, com Liverpool, Chelsea e Manchester United entre os pretendentes. O , por fim, venceu a corrida, e o negócio é bastante positivo: a cláusula de rescisão do francês para a temporada 2021/22 era de apenas € 42 milhões, valor relativamente baixo no atual por um defensor jovem e promissor, mas já considerado “pronto”.

Upamecano chegará ao Bayern em meio a um momento de transição no setor defensivo. Jérôme Boateng, aos 32 anos, já passou de seu auge, tem contrato até o fim da temporada atual e segue com futuro indefinido. David Alaba, por sua vez, tem sua saída já decretada, com vínculo também se encerrando nesta temporada e já em contato com diversos clubes europeus, entre eles Chelsea e Real Madrid, este último o seu destino preferido.

A confiança do Bayern é de que Upamecano possa se tornar uma referência no setor ao longo dos próximos anos, como reforçou Hasan Salihamdzic, membro da diretoria bávara. O mesmo tipo de esperança é depositada por quem acompanha seu futebol desde as categorias de base e o projeta há muitos anos como um futuro destaque mundial.

Na esteira de suas grandes atuações pela Champions League passada, Upamecano ganhou suas primeiras chances na seleção francesa principal em setembro do ano passado, estreando contra a Suécia, em jogo da Liga das Nações. Com a contratação de Upamecano, aliás, cresce o contingente francês no Bayern de Munique. O zagueiro se junta a Benjamin Pavard, Lucas Hernández, Bouna Sarr, Tanguy Nianzou, Corentin Tolisso e Kingsley Coman, além de Michaël Cuisance, emprestado ao .

Forte fisicamente e nos desarmes, dono de um bom posicionamento em campo e habilidoso com a bola nos pés, dando qualidade à saída de bola, Upamecano tem um perfil bastante completo, mas, aos 22 anos, ainda alterna momentos bons com ruins, como exemplificado em seus dois primeiros jogos pela seleção francesa, quando foi da exaltação da boa estreia às críticas por uma atuação nervosa e repleta de erros simples em sua segunda partida, contra a Croácia.

Em um momento como esse, ainda jovem e buscando maior estabilidade e autoconfiança, Upamecano deverá encontrar no Bayern o ambiente perfeito: cercado de jogadores do mais alto nível, que jogam com a confiança que só seis títulos seguidos podem dar, um elenco de mentalidade vencedora e que costuma passear sobre os adversários no campeonato nacional.