Bundesliga

O Union Berlim se recupera, bate o Bremen e fecha o primeiro turno na vice-liderança da Bundesliga

O Union Berlim conseguiu a segunda virada neste retorno da Bundesliga, mas com uma colaboração providencial da defesa do Werder Bremen

O Union Berlim foi para a pausa da Bundesliga em seu pior momento na campanha. A equipe de Urs Fischer vinha de três rodadas sem vencer, com duas derrotas, uma delas a goleada do Bayer Leverkusen por 5 a 0. No entanto, os Eisernen se recuperam nesta retomada do campeonato, para fechar o primeiro turno numa merecida segunda colocação. Depois da dramática vitória sobre o Hoffenheim no final de semana, os berlinenses ganharam outra de virada nesta quarta. Fizeram 2 a 1 no Werder Bremen, dentro do Weserstadion. E se os Papagaios estavam com o moral em frangalhos após os 7 a 1 do Colônia, também abusaram dos erros desta vez.

O Bremen saiu em vantagem aos 14 minutos. Amos Pieper anotou o gol de cabeça, a partir de uma cobrança de falta. O problema é que, do outro lado, uma entregada horripilante do próprio Pieper deu o gol de empate ao Union aos 18. Jiri Pavlenka até abafou a primeira tentativa, mas Janik Haberer fez no rebote. Mas não que o goleiro estivesse ileso. Pouco antes do intervalo, Pavlenka também falhou feio na saída de bola e Sheraldo Becker aproveitou o presente, mas um toque de mão na roubada anulou a jogada.

Apesar do gol anulado, o Union não esperou tanto. Na volta para o segundo tempo, o estreante Josip Juranovic (já titular na primeira aparição pelos berlinenses) cobrou escanteio e Kevin Behrens determinou o triunfo no segundo pau. O Werder Bremen ainda tentou uma reação depois disso, mas o goleiro Frederik Rönnow segurou as pontas. Os Eisernen fecham a rodada no segundo lugar, com 33 pontos, três a menos que o Bayern e um a mais que o RB Leipzig. Já o Bremen perde a quarta seguida, com 21 pontos, no 11° posto.

O fechamento da rodada contou inclusive com um confronto direto entre times da parte superior da tabela. No Estádio Europa Park, o Freiburg se recuperou da goleada do fim de semana sofrida diante do Wolfsburg e ao menos empatou com o Eintracht Frankfurt por 1 a 1. As Águias até abriram o placar, com um chute no canto de Randal Kolo Muani. O empate dos anfitriões saiu com Matthias Ginter, de cabeça. A equipe de Christian Streich teve até mais bola para virar, mas desperdiçou seus lances. O Frankfurt aparece na quarta posição e o Freiburg é o sexto, com o Borussia Dortmund entre eles, mas todos com 31 pontos, separados pelo saldo.

Mais abaixo na tabela, quem ganha posições é o Bayer Leverkusen. O time de Xabi Alonso atravessa ótima sequência, com sua quinta vitória consecutiva. Os Aspirinas receberam o Bochum, também em ascensão, e ganharam por 2 a 0 na BayArena. Edmond Tapsoba anotou o primeiro de pênalti, aos oito do primeiro tempo, e Adam Hlozek ampliou aos oito do segundo. O Leverkusen ocupa a oitava colocação, com 24 pontos, a sete da zona de classificação às copas europeias. Já o Bochum cai para o 16° lugar, com 16 pontos, e volta à zona dos playoffs.

Quem deixou um pouco o sufoco foi o Augsburg. Depois de tanto dar trabalho ao Borussia Dortmund na rodada passada, mesmo com a derrota, o time da casa dominou o Borussia Mönchengladbach na Baviera e ganhou por 1 a 0. O gol saiu apenas aos 37 do segundo tempo, com Mergim Berisha, num fantástico toque de calcanhar no alto. O Augsburg subiu para o 14° lugar, com 18 pontos, dois acima do Z-3. O Gladbach perde a segunda seguida e é o nono, com 22 pontos.

 

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo