O Stuttgart arranca uma virada gigante para sua permanência: goleia o Mainz fora de casa e sai do Z-3
O Stuttgart iniciou o domingo na zona de rebaixamento direto e, com a vitória, depende de si mesmo na rodada final

O Stuttgart conquistou uma vitória gigantesca neste domingo, que pode valer sua permanência na primeira divisão do Campeonato Alemão. Os suábios entraram em campo pressionados pelo resultado. A equipe iniciou o domingo na zona de rebaixamento direto da Bundesliga e precisava do triunfo, na visita ao Mainz 05 – este, ainda com chances de classificação às copas europeias. Os anfitriões abriram o placar na Mewa Arena. O Stuttgart, porém, não só virou: a equipe goleou. O placar de 4 a 1 tirou os suábios do Z-3 antes da rodada final e deixou o time dependendo apenas de si mesmo para escapar da degola.
O Mainz 05 deu um susto no Stuttgart, ao abrir o placar logo aos 23 minutos. Depois de um escanteio, a bola foi escorada para o meio da área e Marcus Ingvartsen concluiu quase em cima da linha. Herói da permanência na temporada passada, Wataru Endo anotou o gol de empate aos 41 minutos, graças a um contra-ataque puxado por Silas Katompa Mvumpa. O capitão dominou uma sobra de bola na entrada da área e finalizou rápido, com muita categoria, em chute lindo com o peito do pé.
Foi no segundo tempo que o Stuttgart consolidou sua vitória. O gol da virada pintou aos 19 minutos, num escanteio concluído de cabeça por Serhou Guirassy. A tranquilidade aumentou com o terceiro tento aos 33, quando Chris Führich recebeu de Endo e cortou a marcação, antes do chute cruzado. O goleiro Fabian Bredlow também era importante na meta dos suábios, ao evitar as tentativas de reação do Mainz. Por fim, nos acréscimos, Führich serviu o quarto tento, de Tanguy Coulibaly, em mais um contra-ataque.
O Stuttgart encerra a rodada no 15° lugar, um acima do Z-3. Os suábios somam 32 pontos e estão à frente do Bochum, na zona dos playoffs, graças ao saldo de gols. O Schalke 04, outro que tenta sobreviver, tem 31 pontos. Já o Hertha Berlim está rebaixado com 26 pontos. O Mainz 05 fica na nona colocação, com 45 pontos, agora sem mais chances de descolar uma vaga nas copas europeias.
Durante a rodada final, o Stuttgart atuará em casa contra o Hoffenheim, que tem riscos ínfimos de parar nos playoffs de rebaixamento. O Bochum receberá o Bayer Leverkusen, na briga pelas copas europeias secundárias. Já o Schalke 04 terá a missão mais difícil: receberá na Veltins Arena o RB Leipzig, terceiro colocado, mas que pelo menos já se confirmou na Champions League e não tem mais interesses no campeonato. Apesar de toda a luta no segundo turno, os Azuis Reais estão mais propensos à queda.