Bundesliga

O que rolou na rodada cheia da Bundesliga e quem briga pelo que na última partida

Nove partidas ao mesmo tempo, média de quatro gols em cada uma: a Bundesliga realizou uma rodada completa, na manhã deste sábado, a penúltima da atual edição do Campeonato Alemão. O Bayern de Munique conseguiu uma virada espetacular sobre o RB Leipzig, como relatamos neste texto, mas houve emoção ao redor de toda a Alemanha. A uma partida do fim, ainda tem bastante coisa em jogo para o último final de semana da temporada, como mostraremos a seguir.

LEIA MAIS: Há 10 anos, o Dortmund negava o fim do jejum do Schalke em pleno dérbi

Vaga direta na fase de grupos da Champions League

Apesar da frustrante derrota para o Bayern de Munique, depois de estar vencendo por 4 a 2, aos 39 minutos do segundo tempo, o RB Leipzig garantiu a segunda colocação do Campeonato Alemão, graças ao empate do Augsburg contra o Borussia Dortmund. O tropeço da equipe de Thomas Tuchel, que saiu atrás e empatou com Aubameyang, marcando seu 29º gol na Bundesliga, significa que o Dortmund e o Hoffenheim chegarão à última rodada empatados em pontos na briga pela terceira posição.

O Hoffenheim encostou no Dortmund graças a mais um jogo meio maluco e cheio de gols. Fora de casa, chegou a abrir 5 a 0 contra o oitavo colocado Werder Bremen, aos seis minutos do segundo tempo, mas os anfitriões conseguiram salvar alguma honra e diminuíram o prejuízo para 5 a 3, nos minutos finais.

O prêmio não é apenas a melhor colocação possível dentro do campeonato: o terceiro lugar vale vaga direta na fase de grupos da próxima Champions League e uma pequena folga no calendário no começo da temporada, já que não seria necessário disputar as fases preliminares do torneio europeu. Os adversários se invertem na última rodada. O Dortmund, com quatro gols de vantagem no saldo, primeiro critério de desempate na Alemanha, recebe o Bremen, e o Hoffenheim joga em casa contra o Augsburg.

Liga Europa

A Alemanha oferece três vagas para a Liga Europa. Duas são reservadas para o quinto e o sexto da Bundesliga. A terceira pode ser dada ao sétimo ou à equipe que vencer a Copa da Alemanha, dede que ela não esteja classificada às competições europeias por meio da liga. A decisão desta edição será entre o Borussia Dortmund, garantido na Champions League, e o Eintracht Frankfurt, que não pode mais ficar em sétimo lugar. Portanto, essa terceira vaga na Liga Europa fica pendente até a decisão da copa, em 27 de maio.

Por via das dúvidas, vale a pena tentar chegar em sétimo lugar e torcer para o Borussia Dortmund na decisão da Copa da Alemanha. É a ambição que restou para o Borussia Monchengladbach, depois do empate por 1 a 1 com o Wolfsburg, neste sábado. O clube, em nono lugar, tem 44 pontos e pode, no máximo, alcançar o Colônia, com 46. Entre eles, ainda há o Werder Bremen, com 45.

Bremen e Colônia ainda sonham com a sexta colocação e a vaga incontestável na Liga Europa. O Freiburg ocupa esse lugar atualmente, depois de empatar com o Ingolstadt, por 1 a 1, com 48 pontos. O Hertha Berlim, quinto com 49, ainda pode ser alcançado pelo Colônia, que leva vantagem no saldo de gols: 7 a 0.

Essas quatro equipes entram na última rodada ainda brigando pela Liga Europa, com o Gladbach tentando alcançar a sétima posição e dependendo do resultado da Copa da Alemanha:

Hertha Berlim (5º, com 49 pontos) x Bayer Leverkusen
Bayern de Munique x Freiburg (48)
Colônia (46) x Mainz
Borussia Dortmund x Werder Bremen (45)
Borussia Monchengladbach (44)
x Darmstadt

O rebaixamento

A segunda temporada na elite da Alemanha foi fatal para o Ingolstadt. Depois de ter conseguido um ótimo 11º lugar, a equipe teve o seu rebaixamento decretado, neste sábado, com o empate por 1 a 1 com o Freiburg. Junta-se ao Darmstadt como as duas equipes já com participações garantidas na próxima segunda divisão. Resta definir o último rebaixado, que será decidido em um playoff entre o 16º colocado da Bundesliga e terceiro colocado da Segundona.

Quem ocupa esta posição na primeira divisão alemã, no momento, é mais uma vez o Hamburgo, que se salvou de ser derrotado pelo Schalke 04 graças a um gol de Pierre-Michel Lasogga, aos 46 minutos do segundo tempo, e porque o time de Gelsenkirchen teve um tento anulado no último segundo da partida que terminou 1 a 1.

 

O pontinho conquistado faz com que o Hamburgo tenha uma final para disputar, em casa, com o Wolfsburg na última rodada. Tem 35 pontos contra 37 dos Lobos, que atuam com a vantagem do empate. O confronto direto praticamente livra a cara do Mainz, que também tem 37 pontos, mas seria quase impossível ser ultrapassados pelo Hamburgo, pelo Wolfsburg e pelo Augsburg.

O Mainz está em situação confortável, depois de ter alcançado uma virada heroica contra o Eintracht Frankfurt, após estar perdendo por 2 a 0, aos 5 minutos do segundo tempo, e conseguiu vencer por 4 a 2. Tem -9 de saldo e só seria ultrapassado pelos três se levasse uma sacolada de pelo menos dez gols do Colônia, o Wolfsburg fosse derrotado pelo Hamburgo pela vantagem mínima e o Augsburg pelo menos empatasse. Não é um cenário real.

O Augsburg corre um pouco mais de risco porque tem 37 pontos e saldo de gols de -16 contra -17 do Wolfsburg. Uma vitória do Hamburgo pela vantagem mínima deixaria este clube com 38 pontos, e o Wolfsburg com 37 e -18 de saldo. Caso o Augsburg seja derrotado pelo Hoffenheim por três gols de diferença, ficaria também com 37 e -19 de saldo e cairia para a 16ª posição.

O Augsburg ainda leva vantagem no empate no saldo de gols porque tem mais tentos marcados que os Lobos: 35 a 33. Mas é realmente uma possibilidade remota. O mais provável é que o playoff do rebaixamento seja disputado pelo Hamburgo ou pelo Wolfsburg.

O Bayer Leverkusen escapou dessa conta ao empatar com o Colônia, depois de estar perdendo por 2 a 0, e não corre mais risco de rebaixamento, o que não apaga a sua temporada melancólica: ganhou apenas um jogo nos últimos 14 disputados por todas as competições.

Os resultados da 33ª rodada

Bayer Leverkusen 2 x 2 Colônia
Schalke 04 1 x 1 Hamburgo
Mainz 4 x 2 Eintracht Frankfurt
Wolfsburg 1 x 1 Borussia Monchengladbach
Augsburg 1 x 1 Borussia Dortmund
Werder Bremen 3 x 5 Hoffenheim
Darmstadt 0 x 2 Hertha Berlim
Freiburg 1 x 1 Ingolstadt
RB Leipzig 4 x 5 Bayern de Munique

Os jogos da 34ª e última rodada

Bayern de Munique x Freiburg
Borussia Dortmund x Werder Bremen
Borussia Monchengladbach x Darmstadt
Hertha Berlim x Bayer Leverkusen
Colônia x Mainz
Hamburgo x Wolfsburg
Ingolstadt x Schalke 04
Hoffenheim x Augsburg
Eintracht Frankfurt x RB Leipzig

 

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo