O Mainz só tinha vencido um jogo na Bundesliga, mas surpreendeu e derrotou justo o RB Leipzig
O Mainz 05 fez um primeiro turno horroroso na Bundesliga. Os alvirrubros são francos candidatos ao rebaixamento e disputaram a lanterna palmo a palmo com o Schalke 04, vencendo apenas uma partida nas primeiras 17 rodadas da competição. Entretanto, o segundo turno começou bem diferente à equipe dirigida por Bo Svensson. O Mainz provocou a grande surpresa da rodada, ao derrotar o RB Leipzig por 3 a 2, de virada. O resultado na Opel Arena, no fim das contas, pode ajudar o Bayern de Munique a ampliar sua vantagem na liderança.
A partida teve um primeiro tempo eletrizante. Foram quatro gols na etapa inicial, com o Mainz reagindo bem. O Leipzig abriu a contagem aos 15 minutos, com Tyler Adams aproveitando o rebote de uma bola no travessão de Marcel Sabitzer. Moussa Niakhaté empatou aos 24, subindo ao ataque para garantir a oportunidade em uma cobrança de falta que o goleiro Péter Gulácsi soltou. Os Touros Vermelhos retomaram a vantagem com Marcel Halstenberg, agora na sequência de um escanteio, aos 30. Mas o zagueirão Niakhaté vivia uma jornada artilheira e guardou mais um, aos 35, só escorando a cabeçada de Stefan Bell após escanteio.
Se o Mainz já apresentava grande espírito de luta no primeiro tempo, sua inspiração resultaria na vitória logo aos cinco minutos da etapa final. Recém-trazido do Eintracht Frankfurt, Danny da Costa assinou uma jogadaça pela direita. O ala arrancou e deu até um drible da vaca em Halstenberg, antes de cruzar para a pequena área. Leandro Barreiro se antecipou a Gulácsi e deu um leve desvio para as redes. No fim, mesmo com a pressão maior do Leipzig, o goleiro Robin Zentner evitou o novo empate.
O RB Leipzig fica com 35 pontos. Poderá ver o Bayern abrir uma vantagem de sete pontos na liderança, caso os bávaros cumpram sua parte contra o Schalke 04 no domingo. Já o Mainz se distanciou dos Azuis Reais na lanterna. A equipe soma agora 10 pontos, três a mais que o Schalke. Logo à frente está o Colônia, com 15 pontos, na zona dos playoffs. Vale destacar que, embora tenha emprestado Jean-Philippe Mateta para o Crystal Palace, o Mainz ganhou opções com as chegadas de Danny da Costa e Dominik Kohr. Ambos estrearam nesta partida e fizeram a diferença.
A rodada deste sábado teria outros resultados inesperados. O Leverkusen voltou a perder, desta vez derrotado pelo Wolfsburg por 1 a 0. Renato Steffen deu um lindo cruzamento para Ridley Baku garantir o placar na BayArena. Os Lobos assumiram a quarta colocação com o resultado, com 32 pontos, atrás dos Aspirinas apenas pelo saldo de gols. O Eintracht Frankfurt agora é o sexto, ao golear o Arminia Bielefeld por 5 a 1. Luka Jovic saiu do banco e garantiu mais um gol, enquanto André Silva guardou dois.
O Augsburg venceu de novo o Union Berlim, agora por 2 a 1 na WWK Arena. O goleiro Rafal Gikiewicz pegou um pênalti de Marcus Ingvartsen, que poderia ter dado o empate aos berlinenses no fim. O Union caiu ao oitavo lugar e já sofre a ameaça do Freiburg, um ponto atrás. O time de Christian Streich cresceu desde o fim do primeiro turno e virou para cima do Stuttgart, por 2 a 1. Os suábios, em contrapartida, perdem fôlego em relação ao início positivo no campeonato e estão na décima posição.
function resetIframeHeight(o) { o.style.height = o.contentWindow.document.documentElement.scrollHeight + ‘px'; }