Bundesliga

O Gladbach acerta a contratação de Itakura, da seleção japonesa e protagonista do Schalke na segundona

Itakura foi um dos melhores jogadores do Schalke 04 na segundona passada, mas estava emprestado e o Gladbach o comprou em definitivo

O Borussia Mönchengladbach decepcionou bastante na temporada passada, quando passou longe de se classificar às copas europeias. Os Potros atravessam um período de renovação, com a troca de Adi Hütter por Daniel Farke no comando, e devem ter um mercado movimentado. Por enquanto, a diretoria busca apostas sem grandes custos e, neste final de semana, anunciou a chegada de Ko Itakura. O zagueiro / volante pertencia ao Manchester City, mas foi um dos destaques do Schalke 04 no último acesso. O japonês de 25 anos, membro de sua seleção, assinou por €5 milhões.

Itakura despontou no Japão pelo Vegalta Sendai e, pertencente ao Kawasaki Frontale, foi vendido ao Manchester City em 2019. O defensor nunca atuou na Inglaterra, mas se destacou em empréstimo pelo Groningen e terminou repassado ao Schalke 04 na temporada passada. Na segundona da Bundesliga, o japonês foi titular absoluto na campanha dos Azuis Reais, atuando como zagueiro e como volante. Inclusive, marcou gols importantes na guinada da reta final, que levou o time da sexta colocação ao título. Teve a terceira melhor nota do elenco na tradicional pontuação da revista Kicker. O clube de Gelsenkirchen até queria comprá-lo em definitivo, mas o valor cobrado pelo City foi o impeditivo.

Paralelamente, Itakura também foi reconhecido pelos serviços prestados às seleções de base. O zagueiro fez parte do projeto olímpico dirigido pelo técnico Hajime Moriyasu e chegou a ser capitão em parte da preparação. Esteve presente nas Olimpíadas de Tóquio e foi titular em três partidas. Já sua estreia na seleção principal aconteceu na Copa América de 2019, como volante. Tornou-se um nome mais frequente principalmente nas Eliminatórias para a Copa de 2022 e, na ausência de Takehiro Tomiyasu, acabou assumindo um lugar entre os titulares da zaga nas últimas rodadas da campanha.

Aos 25 anos, Itakura não é tão jovem, mas possui uma experiência razoável em bom nível e versatilidade. Terá o maior desafio de sua carreira ao ingressar na Bundesliga. E deve ser uma peça importante na rotação do Gladbach. A intenção da direção é que seja escalado com maior frequência como volante, apesar da concorrência de Kouadio Koné e Florian Neuhaus na posição. Porém, com a saída de Matthias Ginter e a improvisação de Ramy Bensebaini, também deve ser acionado na zaga quando necessário.

Além de Itakura, o Borussia Mönchengladbach também havia contratado o meio-campista Oscar Fraulo, de 18 anos, trazido do Midtjylland. Enquanto isso, Ginter e o meia László Bénes foram as principais perdas. A tendência é que outras vendas aconteçam nas próximas semanas, até para aproveitar as aberturas de destaques no mercado. É o que determinará os próximos investimentos dos Potros.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo