Bundesliga
Tendência

O drama do Vale do Ruhr foi completo: o Schalke caiu novamente para a segunda divisão

Mesmo com muita coragem, os azuis-reais despertaram tarde demais para a briga

Não é só no lado amarelo do Vale do Ruhr que a tristeza está reinando. Neste sábado (27), a rodada da Bundesliga também trouxe um grande castigo para o Schalke, que perdeu para o RB Leipzig e retornou à segunda divisão local. O placar de 4 a 2 foi bastante movimentado e cravou o fim de uma campanha de recuperação dos azuis-reais.

A história do Schalke na temporada 2022-23 começou fadada ao desastre por conta da fragilidade financeira vivida pelo clube e pelos maus resultados no primeiro turno. Entretanto, com um espírito batalhador, o time conseguiu ressurgir na briga a ponto de estar vivo até a última rodada. Muito provavelmente essa onda de confiança foi abalada com o 6 a 0 sofrido diante do Bayern, a três jogos do desfecho, que recolocou o Schalke em um lugar bastante delicado na classificação.

O confronto com o Frankfurt, na rodada passada, poderia ter dado alguma tranquilidade à equipe de Thomas Reis, mas o empate em 2 a 2 permitiu a aproximação do Stuttgart, que aproveitou melhor o embalo na reta final. Neste sábado, a coisa desandou cedo para os visitantes na Red Bull Arena, em Leipzig. Com pouco menos de 20 minutos, os taurinos já venciam por 2 a 0, gols de Konrad Laimer e Christopher Nkunku. Aos 28, Marcin Kaminski diminuiu e forçou o Schalke a buscar a vitória para sobreviver.

Na segunda etapa, o empate veio com gol contra de Willi Orban. Com a situação daquele momento, o ponto ainda não servia, pois o Stuttgart também estava pontuando diante do Hoffenheim. Para escapar, só a virada interessava. Restando 15 minutos para o fim das duas partidas, o Hoffenheim fez o gol com Ihlas Bebou e deu esperanças aos azuis-reais em Leipzig. Sem dar chance para o azar, os suábios buscaram a igualdade graças a Tiago Tomás, devolvendo a pressão toda para o Schalke.

O empate do Stuttgart chegou rápido ao conhecimento da torcida visitante em Leipzig, e ao próprio time do Schalke. Dois minutos depois, os taurinos sacramentaram o descenso dos adversários com gols de Yussuf Poulsen e Nkunku, que se apresentou como carrasco dos azuis-reais.

A tabela final da Bundesliga foi cruel com o Hertha (que já tinha sido rebaixado como lanterna na rodada passada) e com o Schalke, que ficou a dois pontos de distância da partida de play-off contra o terceiro colocado da Bundesliga 2. Dado como morto antes da hora, o Stuttgart conseguiu respirar e jogará duas vezes contra Hamburgo ou Heidenheim para saber se fica ou não na elite. Quem riu por último também foi o Hoffenheim, que também foi apontado como virtual rebaixado e conseguiu uma arrancada fantástica para ficar na elite, em 12º lugar.

A definição do segundo acesso direto e o classificado para o play-off na Bundesliga 2 será realizada na manhã de domingo (28): o Hamburgo visita o já rebaixado Sandhausen, enquanto o Heidenheim tenta confirmar a promoção diante do também despromovido Jahn Regensburg. A rodada final também promete fortes emoções na segundona alemã.

Foto de Felipe Portes

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes
Botão Voltar ao topo