Bundesliga

O Dortmund precisou suar bastante, mas conseguiu bater o Stuttgart e se aproximou do Bayern na tabela

Reus marcou o gol da vitória aos 40 do segundo tempo e o Dortmund ficou um ponto atrás do Bayern na liderança

O Borussia Dortmund aproveitou o tropeço do Bayern de Munique na rodada e reduziu a diferença em relação aos líderes no topo da tabela da Bundesliga. O triunfo do BVB neste sábado, no entanto, saiu com muito custo dentro do Signal Iduna Park. Os aurinegros seguem sem Erling Braut Haaland e apresentaram claras dificuldades contra o Stuttgart, um adversário em mau momento, mas capaz de equilibrar o encontro. O placar de 2 a 1 só foi consolidado pelos anfitriões aos 40 do segundo tempo, graças a um contra-ataque que resultou no gol de Marco Reus. Com isso, mesmo sem transmitir tanta confiança sob as ordens de Marco Rose, o Dortmund fica a um ponto do Bayern na perseguição pela ponta.

O primeiro tempo começou em alta velocidade, ainda que sem tantas chances de gol. O Stuttgart, de qualquer forma, evidenciava como não seria um adversário fácil. O Dortmund até conseguiu boas chegadas nos 15 minutos iniciais, numa falta de Marco Reus que passou pertinho da trave e numa cabeçada de Donyell Malen para fora. Porém, os aurinegros não exibiam tanta precisão nos arremates e os suábios se defendiam bem, equilibrando em certos momentos nos contragolpes. Não à toa, a melhor chance da primeira etapa foi do Stuttgart. Aos 38, Tanguy Coulibaly recebeu com espaço na área e bateu à queima-roupa, mas o goleiro Gregor Kobel realizou uma senhora defesa contra o ex-clube.

O Borussia Dortmund precisava de outra atitude e, enfim, conseguiu uma resposta no início do segundo tempo. Apesar dos esforços do Stuttgart, os anfitriões abriram o placar aos 11 minutos, num chute desviado de Donyell Malen. Contudo, o troco dos suábios não tardou. Waldemar Anton deu um aviso numa pancada para fora, até que o empate já acontecesse aos 18. A partir de uma bola recuperada, os visitantes armaram o contra-ataque. Atakan Karazor passou a Roberto Massimo, que deu uma linda finta para cima de Mats Hummels, antes de concluir tirando do alcance de Kobel.

O Dortmund voltava à estaca zero e se aproximou do segundo aos 22, num tiro de longe de Manuel Akanji que Florian Müller desviou com um leve toque para o travessão e Jude Bellingham ainda emendou para fora na sobra. Ainda assim, o jogo seguiu aberto, com uma postura muito intensa do Stuttgart, que seguia causando problemas quando atacava em velocidade. Os aurinegros aumentaram a presença ofensiva na reta final e Malen chegaria a perder uma oportunidade. O gol da vitória, entretanto, só saiu mesmo num contra-ataque possibilitado por um escanteio para os visitantes, aos 40. Reus arrancou pela esquerda, observou a passagem de Thorgan Hazard e serviu o companheiro. O belga parou na defesa de Florian Müller, mas o capitão conferiu no rebote. Nos últimos minutos, bastou segurar o abafa desesperado dos oponentes e celebrar a vitória.

O Borussia Dortmund soma 27 pontos na Bundesliga, com nove vitórias em 12 rodadas, na segunda colocação. O Bayern de Munique, que perdeu para o Augsburg nesta sexta, fica com 28 pontos. Já o Stuttgart aparece na antepenúltima posição, na zona de rebaixamento exatamente após ser ultrapassado pelo Augsburg. Os suábios não vencem há cinco rodadas e somam dez pontos.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo