O Dortmund nem se empenhou muito, mas contou com dois gols de Haaland para vencer o Greuther Fürth
O Dortmund fez uma partida sonolenta, mas conseguiu cumprir sua missão em casa contra o laterna
O Borussia Dortmund voltou a vencer na Bundesliga, depois de dois tropeços consecutivos, mas não foi uma atuação que convenceu muito os torcedores no Signal Iduna Park. Os aurinegros pareceram bastante acomodados contra o lanterna Greuther Fürth e o placar de 3 a 0 só foi ampliado na reta final do encontro. Quem se salva é Erling Braut Haaland, com mais uma atuação decisiva, que rendeu dois gols. O norueguês de quebra se torna o jogador com mais gols pelo BVB num ano, totalizando 42 tentos em 2021.
O primeiro tempo já via a partida estéril do Borussia Dortmund. A equipe dominava a posse de bola, mas sem produzir muito contra uma defesa bem organizada, e até via o Greuther Fürth acreditar em uma surpresa com escapadas esporádicas. Apesar dos muitos erros, o BVB balançou as redes aos 21, mas o tento de Thorgan Hazard foi anulado por impedimento. Sem que o time reagisse depois disso, o primeiro gol só veio aos 33, num pênalti para os aurinegros. Haaland tratou de marcar. Marco Reus ainda quase fez o segundo na sequência, mas os bávaros também responderam num lance perigoso de Cédric Itten. O fim da primeira etapa seria quente, com alguns cartões amarelos distribuídos.
Na volta do intervalo, o Dortmund se acomodou e até permitiu que o Fürth tomasse a iniciativa no ataque. Por alguns centímetros, Harvard Nielsen quase descolou o empate num cruzamento que atravessou a área. Apesar da postura, claramente faltava qualidade aos alviverdes. E quando o BVB resolveu tratar o jogo com mais seriedade, marcou o segundo aos 37. Numa cobrança de falta frontal, Julian Brandt cruzou e Haaland se infiltrou na área para definir de cabeça. Com o jogo resolvido, os aurinegros seguiam acomodados, mas ainda fizeram o terceiro aos 44. Brandt cruzou, a bola atravessou a área e Donyell Malen teve todo o tempo para definir.
O Dortmund sustenta a segunda colocação da Bundesliga, com 34 pontos. São seis pontos a menos que o líder Bayern de Munique, mas também uma vantagem de seis pontos sobre o Bayer Leverkusen, terceiro colocado. Já o Greuther Fürth se afunda um pouco mais na lanterna. Com quatro pontos, o time está a 13 de alcançar pelo menos a zona dos playoffs.
Nos outros jogos do horário, envolvendo equipes em busca do G-4, só empates. O Bayer Leverkusen cedeu o 2 a 2 contra o Hoffenheim na BayArena, após abrir dois gols de vantagem. Patrik Schick marcou os dois dos Aspirinas e chegou a 16 no campeonato, mas Angelo Stiller e Munas Dabbur (num golaço de calcanhar) buscaram o empate para o Hoffe. O RB Leipzig segue na seca fora de casa, ao ceder o 1 a 1 contra o Augsburg na Baviera. André Silva até botou os Touros Vermelhos na frente, só que Daniel Caligiuri igualou de pênalti aos 41 do segundo tempo. Já na capital, mesmo num jogo de muitas chances e bolas na trave, Union Berlim e Freiburg não saíram do 0 a 0.
Leverkusen e Hoffenheim completam o G-4, com o Freiburg logo abaixo. Union Berlim e RB Leipzig não estão tão distantes, mas perdem posições e ocupam uma zona intermediária na tabela. Já o Augsburg é o antepenúltimo, na zona dos playoffs contra o descenso.