Bundesliga

O Dortmund inicia seus novos investimentos no ataque e confirma a compra de Donyell Malen, destaque do PSV

Malen, de 22 anos, disputou a Eurocopa com a seleção e vem de ótima temporada com os Boeren

O Borussia Dortmund anunciou seu primeiro investimento após a saída de Jadon Sancho rumo ao Manchester United. E o ataque aurinegro ganha uma nova alternativa com a contratação de Donyell Malen, um dos destaques na campanha da Holanda / Países Baixos na Eurocopa. O atacante de 22 anos não deverá suprir exatamente a lacuna deixada por Sancho, mas poderá ser o novo parceiro de Erling Braut Haaland e tem potencial para se valorizar no Signal Iduna Park. O negócio custou €30 milhões (mais bônus) junto ao PSV, com o novo contrato assinado pelos próximos cinco anos. É a segunda transferência mais cara da história do clube, abaixo apenas de Mats Hummels em seu retorno.

Apesar da pouca idade, Malen possui uma carreira rodada por grandes clubes. O atacante passou pela base do Ajax e do Arsenal, até assinar com o PSV antes de se profissionalizar. Em Eindhoven, o garoto viveu a fase final de sua transição e não demorou a emplacar no time principal. Mesmo precisando passar por uma cirurgia no joelho, seu desempenho nas últimas três edições da Eredivisie foi excelente. Marcou 40 gols e serviu 18 assistências em 81 partidas. Em 2020/21, contribuiu com 19 tentos e oito assistências, protagonizando os Boeren.

O alto nível com o PSV abriu portas para Malen também na seleção principal. Sua primeira convocação aconteceu em 2019, sob as ordens de Ronald Koeman, e ele marcou um gol logo na estreia – a vitória por 4 a 2 sobre a Alemanha nas Eliminatórias da Euro. O garoto permaneceu prestigiado a partir da chegada de Frank de Boer e ganhou a posição durante a Eurocopa por suas boas aparições. Entretanto, o gol perdido no segundo tempo contra a República Tcheca marcou negativamente a eliminação da Oranje, por mais que ele fosse um dos melhores do time até então.

O erro não foi suficiente para diminuir o interesse de outros clubes no futebol de Malen. E o Borussia Dortmund aproveitou a oportunidade de mercado, considerando o dinheiro disponível após a saída de Sancho. As perspectivas para usar o garoto são boas, considerando o esquema tático favorito de Marco Rose, com dois atacantes no 4-3-1-2. O holandês possui características favoráveis ao estilo de jogo proposto pelo treinador, com um futebol mais vertical e direto no ataque. Também pode jogar como homem de referência ou como ponta esquerda, se necessário.

Num sistema com dois atacantes, Malen poderá se combinar muito bem com Haaland e se complementar ao norueguês, caso a estrela aurinegra permaneça no Signal Iduna Park. Ambos, inclusive, são empresariados por Mino Raiola – o que indica uma relação positiva da diretoria com o agente. Considerando a potência de ambos e também a versatilidade de Malen, a dupla pode fazer estrago na Bundesliga. Vale lembrar que Youssoufa Moukoko é outra alternativa em ascensão no elenco. Já Marco Reus tende a ser usado numa posição mais recuada na armação, dentro da estratégia de Rose.

“O Borussia Dortmund é um grande clube europeu que sempre permanece entre os primeiros da Bundesliga e tem altas demandas na Champions League. Mal posso esperar para compartilhar o campo com meus novos companheiros e me provar contra os melhores. Também estou ansioso para conhecer os torcedores e o estádio que entusiasma a todos na Europa”, declarou Malen, em seu anúncio. O atacante já tinha participado do treino do BVB antes mesmo da confirmação.

A confiança também foi expressa por Michael Zorc, diretor esportivo do Dortmund: “Donyell é um jogador com grande potencial ofensivo, que traz sua criatividade e tem muita velocidade”. Já Sebastian Kehl, atual chefe do departamento de jogadores, exaltou: “Donyell nos conquistou com suas atuações pelo PSV. Ele pode ser utilizado em diferentes sistemas, como único atacante ou ao lado de outro homem de frente, assim como entra em outras posições. A torcida pode ficar ansiosa por ele”.

Malen é o quarto reforço do Borussia Dortmund para a atual temporada. O clube já tinha acertado a chegada do goleiro Gregor Kobel, que vem de bons momentos com o Stuttgart e deve tomar a posição de titular, considerando a falta de confiança em Roman Bürki e Marwin Hitz. Além disso, o BVB também buscou na França o zagueiro Soumaïla Coulibaly e o volante Abdoulaye Kamara, duas promessas da base do Paris Saint-Germain que assinaram sem custos após o fim de seus contratos. Ainda há dinheiro em caixa para resolver carências, especialmente na zaga, com um saldo positivo de €60 milhões entre vendas e compras.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo