Bundesliga

O Union Berlim lançou um verdadeiro traje de gala para usar na Champions

Nova camisa do Union Berlim, preta com detalhes dourados, será utilizada nos jogos fora de casa pela Champions - a começar contra o Real Madrid no Bernabéu

O Union Berlim estreará na Champions League numa ocasião que dificilmente seria mais emblemática. Os Eisernen disputarão sua primeira partida pelo torneio continental contra o Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu. Não deixa de ser um choque de realidade para o Union, o primeiro clube da antiga Oberliga Alemã-Oriental a chegar no torneio europeu via Bundesliga, com uma história tantas vezes limitada às divisões de acesso e dependente da mobilização da torcida para sobreviver após a queda do Muro de Berlim. Ainda assim, se existia a chance de inaugurar a história dos berlinenses como torcedores visitantes na Champions, difícil imaginar uma oportunidade mais singular. E o time também estará bem vestido dentro de campo.

Nesta quinta-feira, o Union Berlim lançou seu uniforme reserva para as partidas da Champions League. Será a camisa usada como visitante no torneio continental. Os berlinenses vestirão a camisa no Bernabéu, mesmo sem o conflito de cores em relação à seu fardamento titular e o branco do Real Madrid. Cairá como traje de gala. A camisa preta traz seus detalhes em dourado, inclusive no escudo. Sóbria e bastante elegante, mesmo que a combinação de preto com dourado ande meio batida no futebol.

O Union Berlim está no Grupo C da Champions, o mesmo de Real Madrid, Braga e Napoli. Os Eisernen visitam o Bernabéu, antes de fazer duas partidas em casa na sequência da chave. Por decisão própria, o Union mandará seus compromissos no Estádio Olímpico de Berlim. A diretoria optou por privilegiar o Olympiastadion e, assim, garantir que mais gente consiga estar presente nos jogos da Champions. A capacidade das arquibancadas é três vezes maior que o Estádio An der Alten Försterei – os 56 mil sócios do clube poderão estar presentes. Se por um lado os berlinenses não terão seu alçapão, por outro compartilharão o momento especial com mais gente.

A história do Union Berlim nas copas europeias

Esta será a quarta participação do Union Berlim nas copas europeias. A estreia aconteceu em 2001/02, quando o clube estava na segunda divisão alemã, mas era vice-campeão da Copa da Alemanha. Passou pelos finlandeses do Haka na primeira fase da Copa da Uefa e caiu na etapa seguinte, contra os búlgaros do Litex Lovech. A volta aconteceu na Conference League de 2021/22, em que os Eisernen foram eliminados na fase de grupos. Já a melhor campanha foi na Liga Europa de 2022/23. O ponto alto ficou para a classificação sobre o Ajax nos 16-avos de final, antes da queda para a Union St. Gilloise nas oitavas.

O Union Berlim também se torna o primeiro clube da antiga Oberliga da Alemanha Oriental a disputar a Champions. Os campeões da liga local participavam da antiga Copa dos Campeões, mas nenhum clube alemão-oriental conseguiu chegar à Champions desde a unificação com a Bundesliga. O Hansa Rostock até esteve presente na Champions de 1991/92, mas ainda como representante da Oberliga. Vale salientar que o RB Leipzig, embora sediado em território que antes pertencia à Alemanha Oriental, não chegou a disputar a antiga Oberliga, fundado há menos de 20 anos.

Com seis pontos nas primeiras três rodadas da Bundesliga, o Union Berlim enfrenta o Wolfsburg no sábado, dentro da Volkswagen Arena. Já a partida contra o Real Madrid acontece na quarta-feira, às 13h45 (horário de Brasília), com transmissão do HBO Max.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo