Bundesliga

Não é só fase: Union Berlim pune Dortmund e mantém a liderança da Bundesliga

Falha bizarra do goleiro Kobel facilitou a missão dos berlinenses em casa

A Bundesliga segue tendo o surpreendente Union Berlim como líder isolado. Em mais uma atuação envolvente, a equipe capitolina bateu o Borussia Dortmund e comemorou a sequência de uma fase memorável na sua história. O placar neste domingo (16) foi de 2 a 0 para o Union, que jogou em casa.

Contar que em menos de 30 minutos a partida já estava resolvida parece inacreditável, mas foi exatamente isso o que aconteceu. Agudo na primeira etapa, o Union contou com uma tarde inspirada do meia Janik Haberer, que fez os dois gols. O que abriu o placar ficará por muito tempo na mente dos torcedores do Dortmund.

A defesa se atrapalhou no início de uma jogada, quando Raphael Guerreiro foi recuar pelo chão. A bola passou na frente de Mats Hummels, que deixou para Gregor Kobel. O problema é que o goleiro foi estabanado, furou o domínio, caiu vergonhosamente e perdeu a posse para Haberer, que veio correndo e só tocou para a rede. Um lance digno de pelada semanal entre amigos.

O gol abalou o psicológico dos aurinegros, que estiveram praticamente nulos no ataque e dependeram de lampejos de Emre Can para levar perigo. Insuficiente para empatar o duelo. Por outro lado, o Union subiu as linhas e forçou erros na saída do Dortmund, enxergando ali a mina de ouro. Em uma delas, Jude Bellingham tentou um passe de calcanhar, errou na força e armou um golpe fatal dos mandantes: a triangulação contou com Sheraldo Becker, um pivô de Jordan Siebatcheu na meia-lua e um passe caprichado para um chutaço rasteiro de Haberer. Golaço para consolidar a liderança do Union.

Até o fim da partida, o Dortmund tentou, um tanto no desespero, forçar a barra. Mas parou totalmente em Frederik Ronnow, que se destacou com grandes defesas (seis ao todo) e saiu de campo sem ser vazado, para orgulho dos aficionados torcedores locais. Foram apenas dez rodadas disputadas, mas a campanha deixa qualquer torcedor berlinense bastante feliz com o conto de fadas que se desenha.

Mesmo com uma vitória do Bayern diante do Freiburg, mais tarde neste domingo, o Union terá aberto quatro pontos de vantagem na ponta. Para o Dortmund, o tropeço é desastroso para a confiança e derruba a equipe de Edin Terzic para o oitavo lugar. A situação é bastante equilibrada na parte de cima da tabela, então não há motivo para desespero.

Foto de Felipe Portes

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo