Bundesliga

Na sexta maluca da segundona alemã, Schalke deu grande passo ao acesso com uma vitória nos acréscimos

O Schalke retomou a liderança ao vencer com um gol aos 46 do segundo tempo, contando com o colapso do Werder Bremen em casa

A segunda divisão do Campeonato Alemão oferece uma temporada memorável, pela tradição dos clubes envolvidos e pelo altíssimo nível de emoção. Nesta sexta-feira, a antepenúltima rodada começou com vários jogos de interesse direto na briga pelo acesso. E o Schalke 04 sai como grande vitorioso, num passo essencial para a promoção. Os Azuis Reais tomaram um susto na visita ao modesto Sandhausen, mas arrancaram a vitória por 2 a 1 nos acréscimos do segundo tempo e retomaram a liderança. Lenda da segundona alemã, Simon Terodde mais uma vez surgiu como herói. Para melhorar ao clube de Gelsenkirchen, outros rivais tropeçaram. O Werder Bremen sofreu um verdadeiro colapso na derrota por 3 a 2 para o Holstein Kiel, de virada e em pleno Weserstadion, enquanto o St. Pauli se atrapalhou ao ceder o empate por 1 a 1 contra o Nuremberg, no apagar das luzes do Millerntor.

O Schalke 04 flertou com a permanência na segundona em certos momentos, mas cresceu na reta final. Os Azuis Reais emendaram cinco vitórias consecutivas, até perderem o confronto direto com o Werder Bremen em plena Veltins Arena por 4 a 1, o que custou a liderança na rodada passada. A necessidade de resposta nesta sexta-feira era clara, até para não baixar o moral do time. Ainda que o Sandhausen fosse um adversário acessível, no 15° lugar da tabela (mas sem grandes riscos de rebaixamento), os favoritos sofreram na visita ao BWT Stadion.

O Schalke criava as melhores chances desde o primeiro tempo, mas só tirou o zero do placar aos 26 da segunda etapa. Terodde, sempre ele, balançou as redes ao aproveitar o rebote de uma bola na trave. O Sandhausen não se entregou e conseguiu empatar aos 38 minutos, numa bola alçada que o capitão Dennis Diekmeier concluiu na área. Isso até que, num lance brigado, Terodde desse os três pontos aos Azuis Reais. O centroavante prevaleceu no meio de três adversários, na pequena área, para determinar o triunfo aos 46. O artilheiro chegou a 27 gols na campanha, sete a mais que o segundo colocado na lista de goleadores.

A explosão em azul contrasta com o desastre em verde. O Werder Bremen liderava a competição até o início da rodada, mas desmoronou na derrota por 3 a 2 para o Holstein Kiel – um oponente que, desta vez, não briga pelo acesso. Os Papagaios abriram dois gols de diferença e mesmo assim conseguiram perder diante de sua torcida no Weserstadion. Niclas Füllkrug abriu o placar para o Bremen logo aos dois minutos e Marvin Ducksch ampliou aos 23. Mais cruel, o empate do Kiel saiu com dois gols contra: Füllkrug mandou contra o próprio patrimônio nos acréscimos do primeiro tempo e Anthony Jung cometeu o mesmo erro aos 26 do segundo. Isso até que, aos 40 do segundo tempo, Julian Korb provocasse o colapso total dos Verdes.

A sorte do Werder Bremen é que o Nuremberg evitou uma situação pior. Num confronto direto, os bávaros buscaram o empate por 1 a 1 na visita ao St. Pauli, outro forte candidato a subir. Os Piratas pressionaram desde o primeiro tempo, mas o gol da equipe da casa no Millerntor saiu apenas aos 29 do segundo tempo, em pênalti convertido por Daniel Kofi-Kyereh. O problema é que os grenás renasceram no fim e decretaram o empate aos 47 minutos, num lance já desesperado em que Taylan Duman chutou no canto.

O Schalke 04 chega aos 59 pontos na liderança, praticamente garantido ao menos nos playoffs de acesso. O Werder Bremen ainda tem certo respiro, em segundo, com 57 pontos. O terceiro é o Darmstadt, com 54, que pega o vice-lanterna Erzgebirge Aue neste sábado. O St. Pauli, em quarto, também tem 54. Já o Hamburgo é o quinto, com 51, e pode se aproximar caso vença o lanterna Ingolstadt no sábado. Por fim, o Nuremberg fica em situação delicada em sexto, com 51 pontos. Outro tempero a mais são os confrontos diretos na reta final. O Schalke 04 receberá o St. Pauli na Veltins Arena durante a penúltima rodada. Já na última, o Schalke visita o Nuremberg.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo