Bundesliga

Mesmo com um gol contra em 15 segundos, o Bayern virou e se tornou uma sombra maior ao Dortmund

A preocupação do torcedor do Borussia Dortmund é condizente. O Bayern de Munique não anda exibindo o seu melhor futebol, mas se aproxima cada vez mais da liderança da Bundesliga. E a má fase dos aurinegros nas últimas semanas pode ser a brecha para a reviravolta. Nesta sexta-feira, os bávaros enfrentaram claras dificuldades. O time de Niko Kovac esteve duas vezes atrás no placar e penou para arrancar a vitória fora de casa sobre o Augsburg. Precisou contar com a inspiração de Kingsley Coman, autor de dois gols e uma assistência. Graças a ele, os hexacampeões venceram por 3 a 2 e somaram os três pontos. A disputa pela Salva de Prata parece cada vez mais aberta.

Apesar do duelo contra o Liverpool no meio da próxima semana, o Bayern não poupou forças. Só que precisou recobrar o prejuízo praticamente instantâneo. Após a saída de bola, o Augsburg se mandou ao ataque e Leon Goretzka desviou contra as próprias redes o cruzamento da esquerda, com apenas 15 segundos. O domínio do jogo, ainda assim, era dos visitantes e eles não tardariam a empatar. Pressionando pelas pontas, Serge Gnabry e Coman eram bastante acionados. O empate veio aos 17, em cruzamento de Kimmich para o francês escorar.

Sete minutos depois, o Augsburg voltou a deixar o Bayern em apuros. A jogada foi muito parecida com a do primeiro gol, a partir de uma arrancada de Philipp Max pela esquerda. Após o desvio de Michael Gregoritsch, o sul-coreano Ji Dong-won apareceu para arrematar. De qualquer maneira, o bombardeio acontecia do outro lado. Robert Lewandowski chegou a carimbar a trave, em meio a uma sequência de boas oportunidades. E por mais que o Augsburg jogasse com confiança, se defendendo bem e dando sustos esporádicos em seus ataques rápidos, Coman resgataria o Bayern novamente. Nos acréscimos do segundo tempo, Goretzka serviu o ponta e ele mandou por entre as pernas do goleiro Gregor Kobel.

Já no início do segundo tempo, o Bayern voltou disposto a resolver. Lewandowski tentou duas vezes, mas quem determinou a virada foi David Alaba. Coman participou de maneira decisiva, aproveitando a ultrapassagem do lateral. Mesmo sem ângulo, o austríaco finalizou de maneira magistral para vencer o goleiro Kobel, acertando o cantinho.  Na reta final do jogo, o time de Niko Kovac ainda criou algumas chances para fazer o quarto, embora tentasse administrar o resultado através da posse de bola. Não que o Augsburg tenha desistido. Os anfitriões continuaram buscando o empate e tentaram esboçar sua reação nos 10 minutos derradeiros, sem resultado. Uma atuação valente, mas insuficiente.

O Bayern inaugura a rodada da Bundesliga com 48 pontos. Já abre seis de vantagem em relação ao Borussia Mönchengladbach e agora fica a dois do Borussia Dortmund. Com dois empates nas duas últimas rodadas, os aurinegros tentarão se reerguer na segunda-feira. Ao menos terão um jogo relativamente fácil, contra o lanterna Nuremberg. Durante o primeiro turno, aliás, os grenás foram as principais vítimas o BVB: 7 a 0 no Signal Iduna Park. A facilidade não deve se repetir no Estádio Max Morlock, mas este é o momento de dar uma resposta, após a eliminação na Copa da Alemanha e da traulitada sofrida na visita ao Tottenham pela Champions.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo