Bundesliga

Mesmo com Haaland, irregularidade ameaça Dortmund de ficar fora até da Champions

Erling Braut Haaland faz uma grande temporada pelo Borussia Dortmund mais uma vez. São 25 gols em 25 jogos na Bundesliga, o que só o coloca atrás do impressionante Robert Lewandowski, que tem 35, na briga pela artilharia. O problema é que o Dortmund passa longe de ser um time confiável. O jogo deste sábado diante do Colônia foi um exemplo preciso da temporada dos aurinegros: dominou partes do jogo, em que pareceu que venceria sem dificuldades. Se desligou e acordou perdendo. Correu atrás e arrancou o empate em 2 a 2. Mais uma vez, desperdiçou pontos importantes e suscita a questão: será que o time ficará fora da Champions League?

O jogo de sábado teve um roteiro terrivelmente familiar para os torcedores do Dortmund. O começo do jogo foi ótimo, com um gol de Erling Haaland com menos de três minutos de jogo. Poderia até ter aumentado o placar em uma chance perdida por Thorgan Hazard. Só que o time se desligou e, aos 33 minutos, o árbitro marcou pênalti. Ondrej Duda cobrou e empatou.

Para tentar mudar o jogo, o técnico Edin Terzic colocou em campo o adolescente prodígio, Youssoufa Moukoko. Só que quem conseguiu marcar foi o Colônia. Aos 20 minutos, Ismail Jakobs recebeu nas costas da defesa aurinegra e soltou uma bomba, no alto, e marcou 2 a 1 para os mandantes.

O Dortmund precisou acordar para não perder o jogo e só conseguiu um dramático empate no fim. O estreante Ansgar Knauff, de 19 anos, tocou para o meio e Haaland, sempre ele, aproveitou para marcar no meio da área, livre, quase embaixo do gol: 2 a 2. O norueguês sequer comemorou o gol, porque a sensação para o Dortmund foi que o time desperdiçou pontos em um jogo que poderia e deveria ganhar.

“Nós saímos completamente do jogo”, disse o goleiro do Dortmund, Marqin Hitz. “Perdemos muito a bola, não conseguimos atacar e ficamos muito atrás”, continuou o arqueiro. “O jogo se desenvolveu completamente na direção errada”. Para Hitz, o time cometeu erros demais na partida.

O Dortmund é o quinto colocado da Bundesliga, com 43 pontos, quatro atrás do Eintracht Frankfurt, quarto. O time é terrivelmente irregular na temporada, com 26 jogos, 13 vitórias, quatro empates e nove derrotas na temporada. Tem o segundo melhor ataque da ligfa, com 54 gols (atrás do avassalador Bayern, que tem 78), mas com uma defesa pior que todos os concorrentes à frente e mesmo dois que estão atrás neste momento, ou seja, é a sétima pior da Bundesliga.

Os quatro primeiros da Bundesliga vão direto para a fase de grupos da Champions League. Quinto e sexto colocados vão para a Liga Europa, que é a posição do Dortmund neste momento. Para brigar mais em cima, ameaçando Eintracht Frankfurt e Wolfsburg (51 pontos), será preciso fazer mais. Times como O RB Leipzig, com 57 pontos, e Bayern, líder com 61, já parecem longe demais até para um sonho dos aurinegros. A temporada será sofrida até o final para o Dortmund.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!