Matthaus: “O Bayern vencerá (o Dortmund) porque está irritado, o que raramente é agradável para o adversário”
O recordista de jogos da seleção alemã acredita que o Bayern também tem mais experiência em partidas decisivas como o clássico contra o Borussia Dortmund no próximo sábado

Para Lothar Matthäus, recordista de jogos da seleção alemã, ex-treinador e agora comentarista, o Bayern de Munique vencerá o decisivo clássico contra o Borussia Dortmund no próximo sábado porque está irritado, após uma sequência ruim de atuações que terminou com a demissão de Julian Nageslmann, e isso não costuma ser uma boa notícia para os adversários do clube bávaro.
O confronto direto entre os líderes do Campeonato Alemão na Allianz Arena terá um papel fundamental na briga pelo título, a mais aberta em muitos anos, com o Borussia Dortmund na liderança, um ponto à frente do Bayern de Munique. O desempenho foi até mais importante para a decisão de trocar Nagelsmann por Thomas Tuchel do que os resultados em si, mas ainda foram cinco vitórias nas últimas dez rodadas, um aproveitamento abaixo da média para o clube que domina a Bundesliga há dez anos.
“O Bayern vencerá porque está irritado”, disse Matthäus, segundo a Kicker. “O que raramente é agradável para o adversário. A experiência em jogos como este, o fator casa e a mentalidade vencedora contam a seu favor”. O clássico será a estreia de Thomas Tuchel, de cara contra o ex-clube do qual saiu em 2017 após atritos com a diretoria.
“Ele não precisa fazer muita coisa. A equipe se conhece. Presumo que volte a ser mais estável e que não haverá tantas flutuações de desempenho. Muitos jogos com Nagelsmann não eram como o Bayern (costuma ser), as flutuações eram muito grandes. Havia muitos problemas”, afirmou.
Matthäus reservou alguns elogios ao Borussia Dortmund, que venceu nove das dez rodadas da Bundesliga disputadas desde a virada do ano, principalmente na parte defensiva. “Jogadores como Emre Can e Schlotterbeck melhoraram desde a pausa de inverno, toda a estrutura ficou mais estável. Marius Wolf e Julian Ryerson pensam mais defensivamente como laterais. E eles têm um goleiro como Kobel”, encerrou.
Depois do clássico, marcado às 13h30 de sábado, faltarão oito rodadas do Campeonato Alemão. O Dortmund foi eliminado da Champions League e tem uma competição a menos para se preocupar. O Bayern ainda está vivo em todas as três, contando a Copa da Alemanha.