Bundesliga

A dupla Malen e Füllkrug colocou o jogo no bolso e o Borussia Dortmund fez o dever de casa contra o Freiburg

Com dois gols do atacante holandês e um do alemão, Borussia Dortmund passa fácil pelo Freiburg e encosta no Stuttgart

O Borussia Dortmund venceu o Freiburg sem sustos nesta sexta-feira (9). No Signal Iduna Park, em jogo válido pela 21ª rodada da Bundesliga, os Aurinegros sequer flertaram com tropeço e bateram a equipe visitante por 3 a 0. Donyell Malen marcou dois gols e foi o grande destaque da partida. Menção honrosa também para o aniversariante do dia, Niclas Füllkrug, que além de balançar as redes, concedeu duas assistências.

Graças ao triunfo desta sexta, o Dortmund foi a 40 pontos, se manteve na 4ª colocação da Bundesliga e encostou no Stuttgart, 3º colocado também com 40. No entanto, a distância do Aurinegro para Bayer Leverkusen e Bayern de Munique, líder e vice-líder respectivamente, segue sendo bem considerável. Enquanto a equipe de Xabi Alonso acumula 52 pontos, os Bávaros vem logo atrás, com 50.

Como foi a vitória do Borussia Dortmund sobre o Freiburg

O Borussia Dortmund não teve vida fácil nos primeiros minutos de jogo. Apesar da superioridade técnica e de atuar diante de sua apaixonada torcida, o time da casa se deparou com um Freiburg organizado e muito aplicado taticamente. Toques para o lado e pouquíssima inspiração. Os Aurinegros nada fizeram até os 13′, quando Donyell Malen entrou em ação e por pouco não marcou um gol de placa. Após bola alçada na área, a defesa visitante não afastou o perigo e ela se ofereceu ao atacante holandês, que emendou uma linda bicicleta. Bem posicionado, o goleiro Atubolu encaixou sem sustos.

A acrobacia de Malen ‘acordou' o Dortmund, que não demorou muito a abrir o placar. Com 15′ no relógio, Sabitzer partiu do meio-campo e avançou, sem marcação, até a intermediária. O volante austríaco levantou a cabeça e descolou lindo passe por elevação para Niclas Füllkrug na área. Frio e calculista, o centroavante alemão foi solidário, fez o trabalho de pivô e serviu o camisa 21, que acertou belo chute no ângulo. Baqueado após o gol, o Freiburg respondeu aos 20′. Eggestein acionou Kübler no corredor direito, e o lateral cruzou na direção de Gregoritsch. Posicionado entre os defensores aurinegros, o atacante austríaco subiu no 2º andar e testou consciente, obrigando Kobel a fazer boa defesa.

Isso foi o máximo que o Freiburg conseguiu fazer para assustar o Dortmund no 1º tempo. O gol de Malen fez bem ao time aurinegro, que colocou a bola no chão, passou a controlar as ações em campo e dominar por completo a equipe visitante. Tanto que nos acréscimos, o segundo tento veio. Füllkrug puxou contra-ataque rápido, enxergou bem a passagem de Malen no lado direito da área e deu passe açucarado para o companheiro. Com chute cruzado, rasante e preciso, o holandês aumentou a contagem no Signal Iduna Park.

Logo no comecinho da etapa complementar, Bynoe-Gittens por pouco não deixou sua marca. O jovem de 19 anos recebeu na entrada da área, clareou a jogada já tirando da marcação e disparou arremate colocado. Atubolu voou e espalmou para escanteio. Na sequência, mais Dortmund no ataque. Aos 7′, Malen acionou Ryerson, que invadiu a área pela direita e cruzou rasteiro na direção de Füllkrug. O camisa 14 se antecipou ao zagueiro e conseguiu a finalização. No susto e reflexo, Atubolu defendeu.

Se não fosse pelo seu jovem e talentoso goleiro, o Freiburg muito provavelmente deixaria o Signal Iduna Park com uma derrota elástica nas costas. Aos 25′, Malen se aproveitou da marcação frouxa dos visitantes e descolou cruzamento preciso para Marco Reus. O camisa 11 cabeceou no cantinho esquerdo, mas Atubolu estava lá para impedir o gol do ídolo aurinegro. Mais tarde, contudo, o arqueiro não conseguiu evitar o pior. Afinal, faltava o aniversariante do dia balançar as redes.

Aos 41′, Ian Maatsen recebeu na intermediária e, de primeira, cruzou na área. Atento e louco para marcar seu gol, Füllkrug se antecipou e testou consciente: 3 a 0 .

Torcedores de Dortmund e Freiburg protestam contra DFB

Na reta final do 1º tempo, antes do segundo gol de Malen, torcedores ultras do Borussia Dortmund realizaram um protesto nas arquibancadas do Signal Iduna Park. Além de faixas esticadas, os adeptos atiraram moedas de chocolate e bolas de tênis no gramado, com intuito de ironizar e criticar a entrada de investidores estrangeiros nos clubes da Bundesliga, autorizada pela Federação Alemã de Futebol (DFB). Em virtude da manifestação, o jogo ficou paralisado por cerca de 10 minutos.

Aos 15 minutos do 2º tempo, a cena se repetiu, dessa vez com a torcida do Freiburg. Os adeptos visitantes atiraram os mesmos objetos no gramado e ecoaram cânticos contrários a DFB.

Bolas de tênis e moedas de chocolate foram atiradas no gramado do Signal Iduna Park durante Borussia Dortmund x Freiburg (Foto: Icon Sport)

Estatísticas de Borussia Dortmund 3 x 0 Freiburg – Bundesliga 2023/24

  • Posse de bola: 66% x 34%
  • Faltas: 13 x 7
  • Finalizações: 17 x 6
  • Finalizações no gol: 8 x 3
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo