Mainz faz grande jogo e derruba o Bayern, que adia a conquista do título
Com um time desatento, bávaros tomaram dois gols no primeiro tempo e saem de campo derrotado; caso vencesse, Bayern poderia ser campeão

O Mainz conseguiu uma grande vitória sobre o Bayern de Munique neste sábado, pela Bundesliga, em um jogo que não só foi melhor no placar de 2 a 1, como foi superior também no campo. Com isso, tirou a chance do poderoso clube bávaro de conquistar a Bundesliga já neste sábado. O clube ainda pode ser campeão, caso o RB Leipzig perca neste domingo o seu jogo contra o Stuttgart, fora de casa.
O primeiro gol do jogo saiu rápido. Logo a três minutos, Jonathan Michael Burkardt chutou de fora da área e o goleiro Manuel Neuer cometeu um raríssimo erro. Tentou dar uma manchete para defender a bola e acabou engolindo um frango.
Poderia ser só um momento isolado do jogo. Mas a verdade é que o Mainz era melhor e chegava com mais facilidade ao ataque. Embora o Bayern tenha chutado mais vezes a gol, com nove a cinco, foi o Mainz que acertou mais vezes o gol, três a um. Criou duas grandes chances e aproveitou as duas.
Lewandowski perdeu uma grande chance de gol aos 14 minutos. Em uma saída de bola errada, a bola rebateu e sobrou para o polonês, que ficou de frente para o gol. Na maioria das vezes, ele guardaria. Não foi o que aconteceu desta vez. Descalibrado, o camisa 9 chutou por cima. Foi uma tônica do jogo: o polonês pareceu muito fora de ritmo, ainda na sua primeira partida depois da lesão. Também deu a sensação de não estar 100% fisicamente, o que seria absolutamente natural diante da situação.
Aos 37 minutos, o Mainz chegou ao segundo gol. Cobrança de falta pela esquerda e Philipp Mwene levantou na área para Robin Quaison cabecear e marcar 2 a 0. O sueco já tinha perdido ao menos duas boas chances na primeira etapa, mas aproveitou a bola alçada na área para cabecear muito próximo ao gol e não dar chance de defesa.
No segundo tempo, a expectativa era de uma melhora muito grande do time da Baviera, mas não foi o que aconteceu. Teve a posse de bola, mas pareceu ainda menos eficiente que no primeiro tempo, ainda mais porque o Mainz, vencendo o jogo, reduziu o ritmo da partida para gastar o tempo. Também recuou para tentar defender melhor.
O time da casa chegou muito menos ao ataque, só com um chute a gol, e errado. O Bayern teve a bola, mas conseguiu pouco. Eram poucos chutes a gol, porque o Mainz se defendia com muitos jogadores e sem dar espaços, sequer para finalizações de fora da área com tranquilidade.
Já nos acréscimos, a defesa do Mainz errou e deu a bola nos pés de Robert Lewandowski. O polonês finalizou pegando mal na bola, mas ainda assim, a colocou rede: 2 a 1. Seu 36º gol na Bundesliga, aumentando a marca pessoal. Era muito tarde para qualquer coisa, já que eram 48 minutos do segundo tempo. O árbitro encerrou o jogo logo depois do gol bávar, para celebração do Mainz.
Uma grande vitória do time comandado por Bo Svensson, que se afasta da zona do rebaixamento. Com 34 pontos, o time está em 12º na tabela, cinco a mais que o Colônia, que está em 16º.
O Bayern, por sua vez, fica com os mesmos 71 pontos, 10 a mais que o RB Leipzig. Caso vença o Stuttgart, o RB Leipzig reduz a diferença para sete pontos, com nove em disputa. Uma missão ainda improvável, ainda que possível.