Bundesliga

Lewandowski igualou recorde de Gerd Müller e tem mais uma partida para tentar superá-lo

O melhor jogador do mundo chegou a 40 gols em uma única edição da Bundesliga

Robert Lewandowski abriu o placar de pênalti, neste sábado, contra o Freiburg, e entrou para os livros de história. Agora, com 40 gols, está em patamar de igualdade com Gerd Müller, maior artilheiro em uma única edição da Bundesliga, e tem, se o seu físico permitir, mais uma partida para tentar superá-lo. Será no próximo fim de semana, contra o Augsburg, na Allianz Arena.

A questão física é relevante porque um desconforto o retirou de um treinamento do Bayern durante a semana e colocou em dúvida a sua participação no empate por 2 a 2 deste sábado, que não serviu para grande coisa, com o Bayern já campeão, embora tenha prejudicado as chances do Freiburg de disputar a Conference League na próxima temporada – novo torneio de terceiro escalão criado pela Uefa.

Antes da partida, o treinador Hansi Flick, prestes a ser substituído por Julian Nagelsmann, havia dito que restavam dois objetivos à sua equipe: chegar aos 80 pontos, o que não é mais possível, e fazer com que Lewandowski atingisse os 40 gols de Gerd Müller – o que já aconteceu.

O próximo passo natural é ajudá-lo a superar a marcar na rodada final contra o outro clube da região da Baviera. Lewandowski fez seus 40 gols em 28 (!) rodadas da Bundesliga porque foi poupado de uma e perdeu quatro por uma lesão em abril. Ele marcou em todos os jogos que disputou, menos quatro.

A chance não demorou para aparecer. O Bayern de Munique teve um pênalti a seu favor, aos 26 minutos. Entre o agarra-agarra normal de uma cobrança de escanteio, Thomas Müller foi atirado ao chão por Lukas Kübler. Lewandowski cobrou com classe, mostrou uma camisa em homenagem a Gerd Müller e foi celebrado pelos companheiros em um… corredor polonês?

“Consegui um gol que um dia pareceu impossível de imaginar. Esto tão orgulhoso de ter feito história pelo Bayern e ter um papel na criação de histórias para os torcedores contarem aos seus filhos – seguindo os passos de lendas como Gerd Müller”, escreveu Lewandowski pelo Twitter.

A relativamente frágil defesa do campeão manteve o jogo vivo porque Manuel Gulde empatou, de cabeça, após escanteio cobrado por Grifo, ainda no primeiro tempo. Leroy Sané fez uma jogada pela direita, entortando e envergonhando marcadores do Freiburg, antes de cruzar à segunda trave, onde Gnabry apareceu para ampliar. O gol, porém, foi anulado por impedimento. Minutos depois, Müller deu um passe caprichoso de primeira para Sané fazer 2 a 1.

Lewandowski teve chances claríssimas para bater o recorde. Duas pararam no goleiro Mark Flekken, uma de frente e outra em cabeçada na segunda trave, e uma terceira esbarrou em uma rara engrossada. O cruzamento da direita encontrou Lewa completamente livre, na boca do gol, e ele chegou a fazer contato com a bola. Mas, em vez de finalizar, ele meio que apenas amorteceu a bola para Flekken encaixar.

A chance incrível perdida por Lewandowski contra o Freiburg (Foto: Imago/One Football)

Christian Günter, em contra-ataque, empatou para o Freiburg, que chegou a 45 pontos, em décimo lugar. Está a dois do Union Berlim, sétimo colocado, na posição que vale vaga na Conference League. Stuttgart, também com 45, e Borussia Monchengladbach, estão em nono e oitavo lugar, respectivamente. O Bayern, muito campeão, tem 75 pontos.

.

.

Standings provided by SofaScore LiveScore

.

.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

AdBlocl? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!