Lewandowski igualou recorde de Gerd Müller e tem mais uma partida para tentar superá-lo
O melhor jogador do mundo chegou a 40 gols em uma única edição da Bundesliga

Robert Lewandowski abriu o placar de pênalti, neste sábado, contra o Freiburg, e entrou para os livros de história. Agora, com 40 gols, está em patamar de igualdade com Gerd Müller, maior artilheiro em uma única edição da Bundesliga, e tem, se o seu físico permitir, mais uma partida para tentar superá-lo. Será no próximo fim de semana, contra o Augsburg, na Allianz Arena.
A questão física é relevante porque um desconforto o retirou de um treinamento do Bayern durante a semana e colocou em dúvida a sua participação no empate por 2 a 2 deste sábado, que não serviu para grande coisa, com o Bayern já campeão, embora tenha prejudicado as chances do Freiburg de disputar a Conference League na próxima temporada – novo torneio de terceiro escalão criado pela Uefa.
Antes da partida, o treinador Hansi Flick, prestes a ser substituído por Julian Nagelsmann, havia dito que restavam dois objetivos à sua equipe: chegar aos 80 pontos, o que não é mais possível, e fazer com que Lewandowski atingisse os 40 gols de Gerd Müller – o que já aconteceu.
O próximo passo natural é ajudá-lo a superar a marcar na rodada final contra o outro clube da região da Baviera. Lewandowski fez seus 40 gols em 28 (!) rodadas da Bundesliga porque foi poupado de uma e perdeu quatro por uma lesão em abril. Ele marcou em todos os jogos que disputou, menos quatro.
A chance não demorou para aparecer. O Bayern de Munique teve um pênalti a seu favor, aos 26 minutos. Entre o agarra-agarra normal de uma cobrança de escanteio, Thomas Müller foi atirado ao chão por Lukas Kübler. Lewandowski cobrou com classe, mostrou uma camisa em homenagem a Gerd Müller e foi celebrado pelos companheiros em um… corredor polonês?
Bayern Munich's players and coaching staff paid tribute to Lewandowski after his record-matching goal.
Lewa's face when he realised ? pic.twitter.com/F6Heo5EXiO
— ESPN FC (@ESPNFC) May 15, 2021
“Consegui um gol que um dia pareceu impossível de imaginar. Esto tão orgulhoso de ter feito história pelo Bayern e ter um papel na criação de histórias para os torcedores contarem aos seus filhos – seguindo os passos de lendas como Gerd Müller”, escreveu Lewandowski pelo Twitter.
I achieved a goal that once seemed impossible to imagine #Lewy40 ⚽ I'm so unbelievably proud to make history for @FCBayern, and to play a part in creating the stories that fans will tell their children – following in the footsteps of legends like Gerd Müller #RL9 #4EverGerd ?? pic.twitter.com/G7EYWz88dn
— Robert Lewandowski (@lewy_official) May 15, 2021
A relativamente frágil defesa do campeão manteve o jogo vivo porque Manuel Gulde empatou, de cabeça, após escanteio cobrado por Grifo, ainda no primeiro tempo. Leroy Sané fez uma jogada pela direita, entortando e envergonhando marcadores do Freiburg, antes de cruzar à segunda trave, onde Gnabry apareceu para ampliar. O gol, porém, foi anulado por impedimento. Minutos depois, Müller deu um passe caprichoso de primeira para Sané fazer 2 a 1.
Lewandowski teve chances claríssimas para bater o recorde. Duas pararam no goleiro Mark Flekken, uma de frente e outra em cabeçada na segunda trave, e uma terceira esbarrou em uma rara engrossada. O cruzamento da direita encontrou Lewa completamente livre, na boca do gol, e ele chegou a fazer contato com a bola. Mas, em vez de finalizar, ele meio que apenas amorteceu a bola para Flekken encaixar.

Christian Günter, em contra-ataque, empatou para o Freiburg, que chegou a 45 pontos, em décimo lugar. Está a dois do Union Berlim, sétimo colocado, na posição que vale vaga na Conference League. Stuttgart, também com 45, e Borussia Monchengladbach, estão em nono e oitavo lugar, respectivamente. O Bayern, muito campeão, tem 75 pontos.
.
.
.
.