BundesligaEuropa

Incansável, Marco Reus decide em vitória magra do Borussia Dortmund diante do Wolfsburg

Borussia Dortmund teve de insistir para furar sistema defensivo adversário, mas contou com o eterno Reus para chegar ao triunfo

O Borussia Dortmund recebeu o Wolfsburg e venceu por 1 a 0, no Signal Iduna Park, pela quinta rodada da Bundesliga. Em um jogo de muito domínio dos donos da casa, mas com poucas chances reais de gol, o ídolo e veterado Marco Reus foi o responsável por balançar as redes e garantir uma impressionante marca do time de Dortmund: 54 jogos seguidos com gols em seus domínios pelo Campeonato Alemão.

O resultado deixou o Borussia na 5ª colocação da Bundesliga, com 11 pontos. Já o Wolfsburg caiu para o sétimo lugar, com nove.

Dois times, duas propostas: um jogo de ataque contra defesa

Desde os primeiros lances da partida, a proposta das duas equipes era clara. O Borussia queria a bola e controlava o jogo. O Wolfsburg, por sua vez, definiu o contra-ataque como a sua principal arma. E foi assim que os lobos assustaram em sua única boa chance próximo do fim do primeiro tempo, aos 36 minutos.

O atacante português Tiago Tomás recebeu entre os zagueiros e tentou um único chute do Wolfsburg na primeira etapa, mas parou na boa defesa do goleiro suíço Gregor Kobel.

Antes disso, domínio absoluto dos donos da casa, que quase abriram o placar com o ídolo veterano Marco Reus, em cobrança de falta, logo aos 4 minutos de jogo. Essa foi a primeira das duas únicas finalizações que chegaram próximo da meta.

Nem mesmo os 64% de posse de bola do Borussia na primeira etapa não foram suficientes para tirar o zero do placar. E dois foram os motivos para isso: a falta de pontaria dos atacantes e a defesa bem posicionada do Wolfsburg, que congestionou o seu meio campo defensivo.

Quando conseguia vencer a barreira adversária, o Borussia não caprichava nas finalizações. Além da falta cobrada por Marco Reus, logo no início do jogo, a única vez que a bola foi em direção ao gol dos lobos aconteceu já no fim da primeira etapa, depois da finalização do zagueiro Schlotterbeck.

Ídolo, veterano e decisivo: o gol histórico de Marco Reus

Se no primeiro tempo, as jogadas pelo meio campo não tiveram o efeito esperado, para a segunda etapa uma mudança de estratégia poderia vir a calhar para o time de Dortmund. E foi isso que fez o Borussia.

Em pouco mais de 20 minutos de jogo e com mais espaço pelas pontas, o Dortmund finalizou nove vezes finalizações ao gol. E uma delas encontrou as redes.

Aos 22 minutos Julian Brandt entrou na área pela esquerda e achou Marco Reus, bem posicionado, para romper a barreira do Wolfsburg e abrir o placar.

O gol garantiu a manutenção de uma das estatísticas mais absurdas do futebol alemão. Agora, o Borussia Dortmund chega a 54 jogos seguidos com, pelo menos, um gol no Signal Iduna Park pelo Campeonato Alemão.

Marca que carrega há mais de três anos. A última vez que o Borussia Dortmund não marcou um gol jogando em casa pela Bundesliga, foi na derrota por 4 a 0 contra o Hoffenheim, no dia 27 de julho de 2020, última rodada da competição daquela temporada, ano em que terminou como vice-campeão.

Foto de Márcio Júnior

Márcio Júnior

Márcio Júnior é baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Com passagens pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto.
Botão Voltar ao topo