Bundesliga

Haaland decide e Dortmund consegue vitória crucial contra o Wolfsburg na briga por vaga na Champions

Atacante norueguês marcou dois gols, um em cada tempo, e garantiu o triunfo dos aurinegros na Volkswagen Arena

O Borussia Dortmund tinha uma missão complicada neste sábado na sua briga para chegar à Champions League na próxima temporada. Fora de casa, teve como adversário o Wolfsburg, terceiro colocado. Com dois gols de Erling Haaland, os aurinegros venceram por 2 a 0 e mantém vivas as esperanças de estar na principal competição de clubes da Europa em 2021/22. O norueguês foi decisivo, em um jogo que teve também uma boa atuação de Marco Reus.

Edin Térzic levou a campo a equipe em um 4-3-3, bem organizado e com seus pontas mais incisivos em campo: Giovanni Reyna pela direita e Jadon Sancho pela esquerda. Marco Reus, centralizado, encostava em Haaland, centralizado no ataque. No Wolfsburg, a aposta era em Wout Weghorst, centroavante e goleador do time.

O primeiro gol saiu aos 12 minutos de jogo. A saída errada da defesa deu a bola nos pés de Haaland, que arrancou, bem à sua característica, e chutou para vencer o goleiro Koen Casteels e marcar 1 a 0.

No início do segundo tempo, o Dortmund ficou com um jogador a menos. O volante Jude Bellingham tomou o segundo cartão amarelo e acabou expulso de campo. Para recompor o setor de meio-campo, o técnico Edin Terzic colocou em campo Thomas Delaney e sacou Sancho.

O Wolfsurg tentou aproveitar o jogador a mais para partir para o ataque. Fez alterações para tentar deixar o time mais ofensivo. Só que o gol que sairia seria do Dortmund. Em mais uma jogada típica, Mahmoud Dahoud fez o passe para Haaland em profundidade e o camisa 9 arrancou e tocou na saída do goleiro para fazer 2 a 0, aos 23 minutos.

Foi o 25º gol de Haaland na Bundesliga nesta temporada em apenas 26 jogos. O norueguês tem 38 jogos na temporada, contando todas as competições, com 37 gols marcados e 11 assistências. Marcas impressionantes do jogador, que tem só 20 anos de idade.

Mesmo tendo chutado bem menos a gol que o adversário – foram 21 chutes do Wolfsburg e só oito do Dortmund -, os aurinegros acertaram mais vezes o gol, quatro a dois. Contaram com uma atuação bastante segura da sua defesa, algo não tão comum assim. Lukasz Piszczek, Manuel Akanji, Emre Can, deslocado para o centro da defesa, e Raphaël Guerreiro foram muito bem.

Não fosse pela expulsão, o Dortmund poderia fazer até mais em campo, mas a vitória por 2 a 0 foi mais do que o suficiente para manter o time bem na disputa por uma vaga na Champions. Depois de tantos tropeços, os aurinegros sabem que não podem mais perder pontos. Mesmo contra um adversário acima na tabela, como é o caso dos Lobos.

A vitória faz o Dortmund subir para 55 pontos, só um a menos que o Eintracht Frankfurt, que ainda enfrenta o Bayer Leverkusen neste sábado. O Wolfsburg, por sua vez, tem 57 pontos e já tem a sua posição ameaçada pelo Dortmund. Os quatro primeiros colocados da Bundesliga vão à Champions League.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo