Gosens jogou muito e o Union Berlim segue divertidíssimo e eficiente
Gosens colocou a bola embaixo do braço e definiu a goleada de um Union Berlim que ao mesmo tempo que é eficiente, pratica um futebol divertido e vistoso
O Union Berlim segue como um dos times mais legais da Europa e, se você discorda, provavalmente não tem acompanhado a equipe nos últimos meses. Hoje a vítima foi o Darmstadt, vitória fora de casa por 4 a 1, a segunda pelo mesmo placar em dois jogos disputados na Bundesliga até agora. Um desempenho excelente e que dá a tônica do que é esse time do Union Berlim: um coletivo incrível, que busca o gol sempre e que ao mesmo tempo que é divertido, é eficiente. E que tem cada vez mais individualidade para resolver.
Gosens já está totalmente a vontade e isso é ótimo para o Union Berlim
Os 15 milhões de euros pagos à Internazionale para levar Robin Gosens parecem ter sido um valor bem baixo dado o potencial que ele parece mostrar de melhorar o Union Berlim nesta temporada. O alemão foi o destaque do jogo ao anotar dois dos gols de seu time. A passagem pela Inter não foi das mais relevantes, mas já fica clara em dois jogos a diferença que ele pode fazer na Alemanha.
Hoje ele mostrou que já está a vontade e foi dono da faixa esquerda do campo para o Union. Precisou apenas de dois chutes, um aos quatro e outros aos 34 minutos do primeiro tempo, para fazer seus dois gols. Cruciais, aliás: o primeiro foi o de abertura do placar e o segundo colocou os visitantes na frente novamente após seus poucos minutos de instabilidade na partida, quando havia levado, aos 24 minutos, o gol de empate dos pés de Marvin Mehlem, quando o Union Berlim já estava com um a menos devido aos dois cartões amarelos que Brenden Aaronson levou.
Mas mais do que a excelente contribuição ofensiva, Gosens adiciona experiência e destreza na defesa ao Union Berlim, o que será fundamental na primeira campanha do time na Champions League em sua história. O alemão defende e ataca com eficiência e consegue ser, ao mesmo tempo, um desafogo real no ataque e uma colaboração extremamente relevante na marcação e na implementação do sistema tático, um dos grandes fatores que vêm funcionando no Union.
Divertido e eficiente, Union Berlim lidera a Bundesliga
São apenas dois jogos, mas o Union Berlim mostra que as ótimas temporadas recentes são totalmente fruto de trabalho e não de acaso. Contra o Darmstadt isso ficou claro de diversas formas, passando desde o esquema tático consolidado até a utilização precisa de reforços que parecem ter sido ainda mais precisos de acordo com as necessidades que o time apresentou na última temporada.
O 3-5-2 que o técnico Urs Fischer comanda faz de seu Union Berlim um time extremamente vertical, que quando tem a bola tenta, com rapidez e quase sempre pelas pontas, agredir seus adversários. Um dos principais reforços foi Gosens, que só melhora essa forma de jogar. Josip Juranović, que já era do time, compõe a ala direita da mesma forma e hoje deu duas assistências, fazendo com que seja difícil não ser atacado com perigo pelas pontas quando se joga contra o Union Berlim. O croata também carrega consigo o fato de ter sido lateral durante boa parte da carreira e, agora como ala, jogar com boa noção defensiva.
Reforços do Union Berlim se mostram cada vez mais pontuais
A composição em campo mostra como cada reforço parece ter sido pensando para preencher uma lacuna específica. O zagueiro Diogo Leite veio do Porto, onde já foi considerado um dos mais promissores da posição, para fechar uma linha de zaga alta e que consegue jogar em linha alta a maior parte do tempo. Com três zagueiros, a saída para os alas fica mais resguardada, o que permite e Gosens e Juranović participarem do jogo como fizeram na goleada de hoje.
Alex Král, emprestado pelo Spartak Moscow, é um primeiro volante que ajuda a proteger principalmente essas subidas do ala, dando também liberdade aos seus companheiros de miolo do meio-campo. Aissa Laïdouni, no time desde janeiro, compôs a parte interna do meio ao lado de Král e do recém-chegado Aaronson, pior em campo ao ser expulso com 21 minutos de jogo pelo segundo amarelo. Cartão à parte, fica claro que os dois aproveitam da presença de Král para serem opções de tabela com os alas, de armação na frente, e recuam, como box to box, para ajudar a compor o lado defensivo.
É cedo, mas o Union Berlim dá uma leve empolgada
São apenas duas rodadas de Bundesliga, mas o Union Berlim empolga quem está assistindo. Sim, o Darmstadt é um dos times recém-promovidos da 2. Bundesliga e pode não ser exatamente um parâmetro. Mas a forma como o time jogou, se mantendo fiel ao seu estilo, mesmo com um jogador a menos, é de se chamar a atenção. Jogou da mesma forma que jogou para golear, também por 4 a 1, o Mainz 05, que também pode não ser o melhor time do mundo, na primeira rodada.
Mas o que importa é que há um padrão em Berlim e ele se repete há algumas temporadas: o Union Berlim joga bem, vence, convence e diverte. Uma história legal para se acompanhar nesse ano de estreia na Champions.