Bundesliga

Gikiewicz pegou um pênalti aos 49 do 2° tempo e garantiu a vitória do Augsburg na casa do Bremen

A rodada da Bundesliga começou de maneira emocionante, com o Augsburg segurando o resultado na visita ao Werder Bremen

Há alguns anos que Rafal Gikiewicz se coloca como um goleiro de relevo dentro da Bundesliga. O polonês passou por Eintracht Braunschweig e Freiburg, mas estourou mesmo quando protagonizou o acesso do Union Berlim e brilhou na primeira temporada do clube na elite. Ao final de seu contrato, o arqueiro assinou com o Augsburg e manteve o ótimo nível no primeiro ano, mas não fez um campeonato tão reluzente assim em 2021/22. A recuperação recente é expressa e Gikiewicz começa a Bundesliga 2022/23 com tudo. Vide o que fez nesta sexta: pegou um pênalti aos 49 do segundo tempo, para garantir a vitória por 1 a 0 sobre o Werder Bremen em pleno Weserstadion.

O Augsburg é candidato ao rebaixamento na Bundesliga, mas tem chances de sobrevivência muito por seu goleiro. A primeira vitória dos bávaros na atual campanha, o 2 a 1 fora de casa sobre o Bayer Leverkusen, contou com uma atuação brilhante de Gikiewicz. Ele acumulou milagres e acabou eleito o melhor jogador da rodada pela revista Kicker. Nem sempre o arqueiro vai evitar o pior, com quatro derrotas do Augsburg nas cinco primeiras partidas. Mas, nesta sexta, de novo ele fez a diferença para os três pontos.

O começo do jogo no Weserstadion teve pressão do Augsburg, mas o goleiro Jiri Pavlenka fez duas ótimas defesas para salvar o Werder Bremen. Os Papagaios responderam só depois disso, mas sem passar por Gikiewicz. E o time da casa teve problemas, quando o próprio Pavlenka se lesionou e precisou ser substituído aos 29 minutos. Antes que o substituto Michael Zetterer fosse testado, o Bremen balançou as redes, mas o gol de Niclas Füllkrug foi anulado por impedimento.

Os goleiros continuaram trabalhando no segundo tempo e evitavam os gols. Porém, o Augsburg se deu melhor quando abriu o placar aos 18 minutos. Contratado no fechamento da janela, Mergim Berisha rolou para a pequena área e Ermedin Demirovic escorou para as redes. O Werder Bremen partiu para cima em busca do empate, mas sem criar tanto. O segundo dos bávaros poderia ter vindo antes, quando Berisha acertou a trave.

Aos 35, Gikiewicz começou a se erigir como herói em ótima defesa diante de Niklas Schmidt. Isso até que o lance decisivo acontecesse nos acréscimos, com um pênalti para os Papagaios por toque de mão. Marvin Ducksch mirou o canto, mas Gikiewicz buscou a cobrança no cantinho e preservou o resultado. Na comemoração pela defesa, o polonês colocou a mão na orelha e provocou a torcida da casa. Alguns torcedores do Bremen saltaram das arquibancadas e tentaram invadir o campo, mas foram contidos pelos seguranças.

O Augsburg se afasta da zona de rebaixamento e abre a rodada com seis pontos, num resultado importante em sua corrida contra o descenso. É o 11° colocado. Já o Werder Bremen, que vive um início satisfatório após subir da segunda divisão, aparece logo à frente. Os Verdes somam oito pontos, na nona colocação. Se vencessem, teriam se metido dentro do G-4.

Standings provided by
Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo