Fortuna Düsseldorf traça projeto único: pretende deixar de cobrar pelos ingressos em seu estádio
Fortuna Düsseldorf deve contar com apoio de patrocinadores para lançar projeto, que pode aumentar em mais de 24 mil o público médio em seu estádio

O futebol alemão é exemplar em relação ao que se vive nas arquibancadas. Os estádios costumam estar sempre lotados, o respeito aos torcedores é prioritário, os preços dos ingressos não costumam ser exagerados. Há o ambiente perfeito para um projeto único como o traçado pelo Fortuna Düsseldorf neste momento: os alvirrubros pretendem não mais cobrar pela entrada de sua torcida e garantir máxima ocupação em todos os compromissos. A ideia é que, a partir da gratuidade, o clube consiga compensar a renda de outras maneiras – com venda de artigos, aumento de patrocínios e afins. Mais importante, de qualquer forma, seria a integração e a ampliação do acesso. Uma medida ousada, mas que pode dar certo num ambiente específico como a Alemanha.
Esportivamente, o Fortuna Düsseldorf não chama tanta atenção. A equipe ocupa a sexta colocação na segunda divisão da Bundesliga, a nove pontos da zona de acesso. As chances de promoção são praticamente nulas, com mais cinco rodadas pela frente. Em compensação, a Merkur Spiel Arena continua bem frequentada. A média de público atual chega aos 29,5 mil torcedores por jogo. Não se compara à lotação dos tempos de primeira divisão, mas é a melhor média das últimas seis participações do time na segundona. Mesmo assim, há margem para crescer.
A capacidade total da Merkur Spiel Arena é de 54,6 mil torcedores. Nunca se chegou a 100% de ocupação numa temporada completa, com o teto de 46,1 mil pessoas por jogo desde que o estádio foi inaugurado em 2004. Düsseldorf tem 620 mil habitantes, com 1,2 milhão na área urbana e 11,3 milhão na metropolitana – onde estão localizadas outras cidades relevantes no futebol, como Dortmund, Colônia, Gelsenkirchen e Leverkusen. Apesar da concorrência, os alvirrubros apostam em vínculos mais fortes.
O Fortuna Düsseldorf não apresentou o projeto oficialmente, o que deve acontecer na sequência da semana, mas diferentes veículos alemães trazem as informações. A reunião decisiva aconteceu nesta terça-feira, com a participação de diferentes membros da diretoria – entre eles o ex-atacante Klaus Allofs, atual diretor esportivo dos alvirrubros. O programa chamado “Fortuna para todos” deve operar a partir da temporada 2023/24. O plano inicial é selecionar algumas partidas da segunda divisão para oferecer a gratuidade, ainda não durante a temporada inteira. Serão inicialmente três jogos, mas a meta é mesmo realizar 17 duelos gratuitos no futuro. Os torcedores visitantes também serão contemplados.
Para dar esse passo, o Fortuna Düsseldorf conta com o apoio de patrocinadores locais. Essas empresas irão arcar com eventuais perdas do clube com bilheterias. Por outro lado, ganham mais exposição com o estádio lotado e também um ótimo produto de marketing, que pode aumentar o engajamento com suas marcas. Alguns parceiros já estariam dispostos a participar de um negócio do tipo ao longo dos últimos anos.
Além do mais, o Fortuna Düsseldorf também pode potencializar seus ganhos com artigos vendidos no estádio. Será mais gente para comprar comida, acessórios do clube e outros itens no local. Mais do que isso, quem gastava com ingressos pode redirecionar seu dinheiro de outras formas. O consumo dentro da Merkur Spiel Arena faria a roda comercial girar de forma mais veloz e também auxiliaria o clube de outras maneiras.
Já o maior entrave será a forma como os torcedores serão selecionados, caso haja uma procura maior pelos ingressos do que entradas disponíveis. A tendência é privilegiar, neste primeiro momento, os donos de carnês de temporada. Também serão realizados sorteios se a procura exceder o número de assentos. A oferta gratuita tende a facilitar a participação de camadas mais vulneráveis da sociedade, como imigrantes, e também a população mais jovem. A tendência é inclusive que a torcida ativa aumente.
Há uma noção clara de que o futebol precisa pertencer à comunidade. É isso que o Fortuna Düsseldorf sinaliza com esse projeto. Tal ideia não precisa se distanciar de um plano comercial, pelo contrário, mas visa outros caminhos. Por enquanto, os alvirrubros se diferenciam e chamam atenção por sua iniciativa. Reforçarão sua identidade dentro da comunidade, sua marca globalmente e também darão algo para os torcedores que pode se pagar de volta – especialmente se a energia da torcida for absorvida em campo.