Bundesliga
Tendência

Esta nos pegou um pouco de surpresa: após deixar o Liverpool, Naby Keita acerta com o Werder Bremen

É verdade que a passagem do meia da Guiné por Anfield foi decepcionante, mas ele não teria mais mercado?

“Entendo que muitas pessoas estão se perguntando por que estou mudando do Liverpool para o Werder Bremen”. Bom… sim? É verdade que os cinco anos de Naby Keita na Premier League foram decepcionantes, pelo jogador que havia demonstrado ser no RB Leipzig antes de uma transferência de € 60 milhões, mas mesmo dentro da Bundesliga ele poderia ter encontrado uma situação aparentemente mais atraente. No entanto, foi com o Werder Bremen mesmo que Keita assinou até 2026, sem taxa de transferência, ao fim do seu contrato com os Reds.

O Werder Bremen está com dívidas altas e não disputa competições europeias desde 2010/11, depois de ser terceiro colocado. Nesse período, sua melhor campanha foi em oitavo lugar, duas vezes. Disputou os playoffs do rebaixamento em 2019/20 e conseguiu se salvar. Na temporada seguinte, foi rebaixado como vice-lanterna. Retornou imediatamente, como segundo colocado, e não conseguiu mais do que a 13ª posição da última Bundesliga. Apenas três pontos o separaram de uma segunda queda consecutiva.

“Quando eu falei com o técnico e o diretor esportivo, eles me falaram sobre o projeto do clube. Depois disso, eu pensei bastante, com a minha família também. No fim das contas, eu tive que tomar uma decisão e escolhi o Werder Bremen. Estou muito feliz com esta decisão e darei de tudo para o time na próxima temporada”, explicou o jogador de 28 anos, sem realmente explicar direito. “Certamente haverá quem não tenha tanta fé no Werder, mas estou ansioso pelo que temos pela frente. Assisti a vídeos do Werder e acho que se puder ajudar a equipe com minha qualidade, haverá sucesso na próxima temporada”.

O chefe de observação e futebol profissional do Werder Bremen, Clemens Fritz, disse que Keita recebeu “várias outras propostas” e garantiu que não ofereceu um salário vultuoso. “É claro que não podemos pagar como o Liverpool e você também pode presumir que Naby não teria pedido seu antigo salário. Ainda somos o Werder Bremen e fizemos um bom negócio para os dois lados. Naby não excede nosso quadro financeiro. Caso contrário, não teríamos conseguido fazer a transferência”, afirmou.

Naby Keita foi a contratação mais decepcionante do Liverpool em toda a Era Klopp. Talvez seja exagerado falar em erro porque na época parecia um tiro certeiro. Os Reds fecharam um acordo com o RB Leipzig com um ano de antecedência, em relação a quando sua cláusula de rescisão entraria em vigor, e ainda pagaram um extra para garantir o negócio. Ele recebeu a camisa 8 e, na prática, embora com características diferentes, seria o substituto de Philippe Coutinho: um meia dinâmico, com habilidade, drible, curto, fonte de certa imprevisibilidade no setor de criação.

Se neste momento o Liverpool está precisando de dois a três jogadores para reformular o meio-campo, é por que Keita não deu certo. Klopp tentou levantar a bola do jogador em sua despedida, dizendo que ele teve jogos muito importantes pelo clube, mas nunca conseguiu uma sequência relevante. Sempre que parecia que estava prestes a engrenar aparecia outro problema físico. O Liverpool disputou 190 rodadas de Premier League durante o seu contrato. Keita esteve em campo em apenas 84 delas, com 129 jogos no total e não mais do que apenas lapsos do excelente futebol dos tempos de RB Leipzig.

Ainda assim, se não correspondeu às expectativas, não é também que foi um desastre e claramente o maior problema foi a questão física. Teria espaço até em clubes grandes de ligas fortes – é o tipo de jogador livre no mercado que os italianos adoram – ou mesmo em projetos mais ambiciosos da Bundesliga. Segundo o Bild, o seu salário será de € 1,5 milhão por temporada, em um contrato de três anos, o que representa aproximadamente um quarto do que acredita-se que ganhava no Liverpool. Não parece ser o resultado de um grande leilão, como indicou Firtz.

O ex-coordenador do Red Bull Salzburg, Johannes Jahn, foi contratado pelo Werder Bremen para planejar o elenco em fevereiro e deve ter facilitado o contato. De qualquer maneira, o atual mercado de transferências europeus, ainda bem no começo, já apresentou sua primeira grande surpresa.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo