Dortmund aproveita chance, vence Hertha com golaços e iguala pontuação do Bayern e Union Berlim na liderança
Em um jogo marcado por golaços, Dortmund passa pelo Hertha Berlim e a Bundesliga tem três times no alto da tabela com o mesmo número de pontos

O domingo dos torcedores do Borussia Dortmund terminará bastante feliz. O time aproveitou o tropeço do Bayern no sábado, diante do Borussia Mönchengladbach, e venceu o Hertha Berlim por 3 a 1 no Signal-Iduna Park. Com isso, igualou a pontuação dos bávaros e do Union Berlim na liderança da Bundesliga, deixando a disputa ainda mais apertada.
O primeiro gol do jogo já foi um golaço. Aos 26 minutos, Marco Reus recebeu pelo meio, avançou para a direita, entrou na área e cruzou rasteiro para Karim Adeyemi tocar de letra e marcar um golaço e colocar 1 a 0 no placar.
Não demoraria para o segundo gol chegar. Desta vez, em uma jogada trabalhada que começa com Marco Reus, que dá uma caneta no adversário ainda no campo de defesa, toca para Julian Brandt, que aciona rapidamente Adeyemi. O atacante usa a sua velocidade pela ponta, avança e cruza rasteiro na segunda trave, em profundidade, onde Donyell Malen chega na segunda trave para tocar para a rede: 2 a 0.
A má notícia para o Dortmund veio aos 35 minutos. Karim Adeyemi caiu machucado e teve que ser retirado de campo. A cena da sua saída preocupa os torcedores, porque ele mal conseguia colocar o pé no chão. O joagdor já vira dúvida para os próximos jogos, especialmente pensando no jogo de volta contra o Chelsea, pela Champions League, no dia 7 de março. No lugar de Adeyemi, entrou o jovem Jamie Bynoe-Gittens, inglês de 18 anos.
O Hertha voltou determinado para o segundo tempo e diminuiu o placar logo no primeiro minuto da etapa final. Em uma boa jogada pela esquerda, Suat Serdar rolou para Lucas Tousart, que finalizou forte, no alto, e a bola tocou no travessão e entrou: 2 a 1. Um susto em Dortmund.
Só que o técnico Edin Terzic ajudou a mudar o rumo do jogo colocando dois jogadores titulares em campo. Jude Bellingham e Sebastien Haller vieram a campo nos lugares de Salih Ozcan e Malen. O time melhorou, mas o Hertha também agiu e o técnico Sandro Schwarz fez mudanças no time de Berlim.
O terceiro gol, que deu um pouco mais de tranquilidade ao Dortmund, saiu apenas aos 31 minutos. Em cobrança de falta, ele colocou no ângulo e marcou um golaço para fazer 3 a 1. Muita comemoração no Signal-Iduna Park para um time que, enfim, entregou futebol quando estava pressionado para conseguir o resultado.
Já aos 44 minutos, o Dortmund chegou ao quarto gol. Em um lindo lance de Jamie Bynoe-Gittens, que arrancou pelo meio, driblou e acionou Julian Brandt, que entrou livre e tocou para marcar 4 a 1. O jogo, que foi difícil, termina com tranquilidade.
O Dortmund mostrou as qualidades que nos acostumamos a ver nos últimos anos: uma máquina ofensiva, com muitos bons jogadores no campo de ataque e também no meio-campo. O time sofreu muitas vezes por falta de consistência defensiva e isso, eventualmente, ainda pode ser um problema. Ainda assim, nesta partida o time conseguiu sobreviver e marcar quatro vezes, o que garantiu uma vitória fundamental.
Com 43 pontos, o Borussia Dortmund se igualou ao Bayern de Munique e ao Union Berlim. Todos estão com a mesma pontuação e os bávaros mantém a liderança pelo primeiro critério de desempate, o saldo de gols. O time de Munique tem saldo de 40 gols, o Dortmund tem saldo de 17, enquanto o Union Berlim tem saldo de 11. É isso que define as posições dos times no momento.
Na próxima rodada, o Bayern de Munique recebe o Union Berlim, em um jogo que deve movimentar a rodada. Já o Dortmund terá pela frente o Hoffenheim. É incrível dizer, mas é verdade: neste momento da temporada, após 21 jogos, a Bundesliga é um campeonato aberto na disputa pelo título.