Bundesliga

Dominante, RB Leipzig dá pontapé inicial à sua temporada com vitória tranquila sobre o Mainz

O sarrafo estabelecido pelo próprio RB Leipzig na temporada passada é bastante alto, com uma campanha semifinalista na Champions League e o terceiro lugar na Bundesliga depois de liderar a competição por algum tempo. Esperar a repetição de desempenho pode ser demais, mas o início dos Touros Vermelhos dificilmente poderia ter sido melhor. Na estreia deste domingo (20), vitória tranquila sobre o Mainz por 3 a 1.

[foo_related_posts]

Na última vez que se encontraram, as duas equipes fizeram um duelo cheio de gols, todos eles para o Leipzig. Com um hat-trick de Timo Werner, o time de Julian Nagelsmann goleou por 5 a 0, em maio de 2020. Mesmo sem os gols de seu artilheiro, vendido ao Chelsea, a equipe mais uma vez bateu com facilidade os adversários.

O triunfo foi encaminhado antes mesmo da segunda metade do primeiro tempo. Aos 17 minutos, Emil Forsberg converteu pênalti sofrido por Dani Olmo e fez 1 a 0. Quatro minutos depois, o espanhol deu assistência para o gol de cabeça de Yussuf Poulsen, encobrindo o goleiro Robin Zentner.

O primeiro tempo foi de domínio completo do Leipzig, que teve 76% de posse de bola e 12 finalizações, contra apenas quatro do Mainz. Ainda assim, os visitantes é que marcaram primeiro na segunda etapa. Aos três do segundo tempo, Robin Quaison fez boa jogada pela esquerda, arrancando com a bola do meio do campo e entrando até uma área mais central. Com excelente visão, encontrou Jean-Philippe Mateta com excelente passe em profundidade. Livre, o centroavante ajeitou o corpo e bateu na saída de Gulácsi para diminuir e dar esperança aos visitantes.

A expectativa, no entanto, teve vida curta. Apenas três minutos depois, o Leipzig trocou passes com a qualidade que lhe é característica, rodando pacientemente até chegar dentro da área, e Forsberg passou para Amadou Haidara fazer 3 a 1.

Os Touros Vermelhos então trataram de segurar o resultado, mantendo ainda certo volume de jogo na busca pelo quarto gol. Ele não veio, e o Mainz, por sua vez, chegou a ameaçar com Mateta, que aos 32 minutos apareceu sozinho na primeira trave para completar cruzamento de Brosinski, mas cabeceou por cima do gol.

Ainda que em menor medida, o segundo tempo também foi de dominância ao Leipzig, que teve 11 finalizações, seis delas a gol, contra apenas cinco ao todo do Mainz. Na posse de bola, 68% de controle aos donos da casa, que totalizaram 72% ao longo da partida.

Com o resultado garantido, Nagelsmann aproveitou para rodar a equipe, com quatro alterações ao todo. Aos 24 minutos, Hee-Chan Hwang, que estreou oficialmente pelo clube com um gol e uma assistência na vitória por 3 a 0 sobre o Nuremberg na Pokal na semana passada, entrou no lugar de Olmo, mas desta vez não conseguiu balançar a rede.

Se por um lado o Bayern de Munique, ao golear o Schalke 04 por 8 a 0 na abertura da competição, deixou claro que sonhar em alcançá-lo na Bundesliga é um sonho distante a qualquer um dos times do campeonato, por outro o RB Leipzig ainda tem o que aspirar no torneio, se consolidando como uma das equipes de um segundo pelotão composto também por Borussia Dortmund. Com o nível apresentado neste domingo, reforça que pertence, sim, a este patamar.

Classements proposés par SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo