Bundesliga

De novo Lewandowski foi o pesadelo do Wolfsburg, para garantir uma apertada vitória ao Bayern de virada

Robert Lewandowski possui um apreço especial por balançar as redes do Wolfsburg. Os cinco gols em nove minutos de 2015/16 sempre marcarão a história do centroavante. Nesta quarta, o polonês não foi tão prolífico, mas garantiu um resultado importante ao Bayern de Munique na Bundesliga. Como frequente nas últimas semanas, os bávaros saíram atrás no placar e precisaram buscar o prejuízo contra o Wolfsburg na Allianz Arena. Contaram com Lewa, que resgatou a equipe com dois gols, liderando a vitória por 2 a 1 – em noite na qual Manuel Neuer também fez a diferença. O Bayern permanece na cola do Bayer Leverkusen no topo da tabela, com o confronto direto neste sábado. Já o Wolfsburg perde sua invencibilidade no campeonato.

O Wolfsburg se permitiu sonhar com uma surpresa ao abrir o placar com cinco minutos. Leroy Sané contribuiu bastante, ao errar um domínio dentro da área. Ridley Baku roubou a bola e passou a Kevin Mbabu. O lateral, então, conectou com Maximilian Philipp dentro da área e o meia emendou um lindo sem-pulo ao canto da meta de Neuer. Diante das dificuldades do Bayern, os Lobos chegaram até mesmo a balançar as redes novamente, aos 16. Contudo, o tento de Wout Weghorst acabou anulado por impedimento.

O Bayern demorou um pouco a responder, mas cresceu a partir dos 20 minutos, criando jogadas com mais velocidade. Porém, não era tão simples romper a firme defesa do Wolfsburg. Apesar da presença constante dos bávaros nos arredores da área adversária, o time de Hansi Flick não encontrava espaços para finalizar. E não que os Lobos se contivessem à retranca, conseguindo ainda algumas escapadas perigosas nos contragolpes. O Bayern despertou pouco antes do intervalo e contou com um lampejo de Kingsley Coman para empatar. O ponta fintou o marcador e cruzou. Na área, Lewandowski fez o serviço, ao se desmarcar e fuzilar de cabeça.

O gol tirava a pressão de cima do Bayern para a volta ao segundo tempo. E foi importante também por colocar Lewa no jogo. A virada surgiu logo aos cinco minutos, com boa participação de Jérôme Boateng. O zagueiro enfiou uma bola de primeira, que os adversários não cortaram. Lewandowski recebeu no bico da grande área, encarou um marcador e finalizou no canto do goleiro Koen Casteels. A partida seguiu equilibrada e o Wolfsburg até buscava mais o novo empate, mesmo que demorando a oferecer grandes perigos à meta de Neuer. Aos 39, o goleiro salvou seu time. Faria duas ótimas defesas, primeiro num chute forte de Bartosz Bialek e depois em batida rasteira de Philipp. Só depois os bávaros acordariam um pouco mais, mas preocupados em gastar o tempo para confirmar o triunfo.

O Bayern de Munique permanece na vice-liderança da Bundesliga, com 27 pontos. Está um ponto atrás do Bayer Leverkusen, que goleou o Colônia por 4 a 0 nesta quarta, e só aparece à frente do RB Leipzig no saldo de gols. No sábado, acontecerá o confronto direto com os Aspirinas dentro da BayArena. Será um teste importante ao time de Hansi Flick, que parece sentir o desgaste de uma temporada apertada e não apresenta o mesmo nível de intensidade nas últimas semanas. Já o Wolfsburg perdeu a chance de tentar se aproximar dos líderes. Com 21 pontos, é o quinto colocado, ultrapassado nesta rodada pelo Borussia Dortmund.

Classificação fornecida por
Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo