Com sete vitórias seguidas, o Leverkusen iguala seu recorde e, quem diria, entra na zona das copas europeias
Xabi Alonso faz um excelente trabalho de recuperação no Leverkusen e consegue sete vitórias consecutivas, o que o clube não vivia desde o histórico ano de 2002
O Bayer Leverkusen é o melhor time do momento na Bundesliga. Os Aspirinas estão invictos há nove partidas, sendo sete rodadas na liga. Somando todas as competições, a equipe dirigida por Xabi Alonso acumula sete vitórias consecutivas, marca que iguala o recorde do clube – estabelecido em 2002, tempos nos quais a agremiação disputou até final de Champions League. O Leverkusen parece forte suficiente para almejar uma vaga nas semifinais da Liga Europa, em duelo contra a Union St. Gilloise. Já no Campeonato Alemão, o clube entrou na zona de classificação às copas europeias, feito e tanto para quem brigava contra o rebaixamento no início da campanha. Neste sábado, dentro da BayArena, os Aspirinas não tomaram conhecimento do Eintracht Frankfurt e venceram o confronto direto por 3 a 1, deixando as Águias para trás na tabela.
O Leverkusen não demorou a resolver a partida na BayArena. O primeiro gol saiu aos 10 minutos, numa ótima arrancada de Amine Adli, passando fácil pela marcação. Já aos 34, Moussa Diaby ampliou, com a segunda assistência de Florian Wirtz, que desta vez acertou uma tacada de sinuca entre os defensores. Djibril Sow até recolocou o Frankfurt na parada aos 29 do segundo tempo, mas os Aspirinas preservaram o triunfo e ainda marcaram o terceiro gol nos acréscimos, com Sardar Azmoun definindo num contra-ataque.
Sem muitas dúvidas, Xabi Alonso é um dos principais responsáveis pelo salto de produtividade dado pelo Bayer Leverkusen. O treinador assumiu a equipe em outubro, quando os Aspirinas ocupavam a penúltima colocação na Bundesliga. Desde então, conseguiu ganhar 11 posições na tabela, com 12 vitórias em 19 partidas pelo torneio. O detalhe é que o Frankfurt havia marcado exatamente a derrota mais dura do espanhol, num 5 a 1 dentro do Deutsche Bank Park. O ponto de virada é inegável. Também vale notar a forma como alguns jogadores cresceram de produção, a exemplo de Jérémie Frimpong ou Exequiel Palacios, e mesmo como ajudou a volta de alguns que estavam lesionados, sobretudo Wirtz. Moussa Diaby é outro que merece menção, por manter o alto nível.
O Bayer Leverkusen agora possui 43 pontos, na sexta colocação, dentro da zona da Conference League. O Eintracht Frankfurt ficou para trás, em sétimo, com 41 pontos. As Águias despencam, sem vencer há seis rodadas. E mesmo a vaga na Champions permanece na mira dos Aspirinas a esta altura. Time que abre o G-4 atualmente, o RB Leipzig está somente cinco pontos à frente. Curioso também ver o Freiburg, vice-líder quando o Leverkusen era o vice-lanterna, estar apenas quatro pontos à frente neste momento.