Bundesliga

Com Openda e Xavi Simons cada vez mais aclimatados, o Leipzig meteu seis no Colônia

Não foi só o Bayern de Munique que goleou na rodada da Bundesliga: o RB Leipzig também foi impiedoso na visita do Colônia à Red Bull Arena

A temporada da Bundesliga começa com várias sensações. O Bayer Leverkusen é uma escolha óbvia, pela qualidade exibida sob as ordens de Xabi Alonso. O Stuttgart nega os prognósticos e traz o artilheiro do país no momento, Serhou Guirassy. Mesmo o Bayern de Munique carrega mais expectativas que o habitual, pelo efeito causado por Harry Kane. Neste sentido, o RB Leipzig acaba um tanto quanto ofuscado. Os Touros Vermelhos fizeram barulho com o título na Supercopa sobre os bávaros, mas aparecem um pouco abaixo no Campeonato Alemão. No entanto, o nível do futebol também é excelente. E fez mais uma vítima neste sábado: o cambaleante Colônia, com os 6 a 0 dentro da Red Bull Arena.

O RB Leipzig perdeu jogadores importantes na temporada, mas fez também bons negócios. Xavi Simons e Loïs Openda, em especial, vivem bom início no clube – assim como Castello Lukeba merece mais atenção na zaga. Além disso, Marco Rose faz sua primeira temporada completa e é um treinador que conhece bem o projeto, assim como a cidade – nasceu em Leipzig, além de ter se projetado no Red Bull Salzburg. O favoritismo era claro contra um Colônia que vai penar na luta contra o rebaixamento e só conseguiu a primeira vitória na rodada anterior, exatamente no clássico contra o Borussia Mönchengladbach. A realidade bateu na porta novamente de forma bastante dura.

O jogo de um time só

O RB Leipzig não demorou a colocar o Colônia contra a parede e dava trabalho ao goleiro Marvin Schwäbe. Xavi Simons estava particularmente aceso nos primeiros minutos e era quem mais incomodava os Bodes, entre passes e dribles. No entanto, o primeiro gol pintou com auxílio de Amadou Haidara, que aproveitou a bobeira dos oponentes e sofreu um pênalti. Timo Werner converteu, abrindo o placar aos 15 minutos. Os Touros Vermelhos permaneceram no comando das ações, com David Raum bastante acionado pelo lado esquerdo.

Do outro lado, o Colônia não fazia muito, mas botou o Leipzig em apuros aos 34. Luca Waldschmidt acertou a parte interna na trave, ao bater de canhota. O atacante ainda ficou com o rebote e tentou de novo, mas carimbou Davie Selke. O susto acordou os Touros Vermelhos, que vieram com tudo na reta final da primeira etapa. Loïs Openda ampliou aos 41, numa transição rápida de seu time. Xavi Simons soltou o passe na frente e o centroavante mandou uma chapuletada no alto da meta.

Neste momento, o Leipzig sentiu o cheiro de sangue e quis mais. O terceiro gol saiu apenas dois minutos depois, aos 43. Seria a vez de Raum mergulhar de peixinho na área. Schwäbe até defendeu, mas deu azar porque a bola bateu na trave, no corpo do goleiro e entrou. Contou como gol contra, numa crueldade pelo milagre anterior. Já nos acréscimos, Openda assinou mais uma pintura. Numa tabelinha entre Xavi e Raum, o holandês serviu o belga na área. Openda deu um corte seco na marcação e bateu rasteiro, no contrapé de Schwäbe.

O Colônia voltou para o segundo tempo com duas mudanças, o que pouco adiantou. Não fosse Schwäbe, o saldo seria pior. O goleiro acumulou ótimas defesas nos primeiros minutos, num duelo particular com Timo Werner. Quando os Bodes tentaram responder com Selke, o goleiro Janis Blaswich também foi excelente para repelir o perigo. Com o passar dos minutos, o Leipzig tirou o pé do acelerador e deu um descanso aos destaques. Pena que Dani Olmo se lesionou, num momento em que se recuperava de problemas físicos recentes. O ponta veio do banco e ficou apenas sete minutos em campo.

O Colônia não fazia muito nem para descontar e ficou com dez homens aos 35. Mathias Olesen recebeu dois amarelos em dez minutos, após sair do banco. Com a vantagem numérica, o RB Leipzig avançou um pouco mais e construiu uma goleada maior. Os reservas auxiliaram. Benjamin Sesko anotou o quinto, aos 43, após uma sobra na área. Já o sexto foi cortesia de Christoph Baumgartner, nos acréscimos, num chute forte de fora da área. Resultado mais que suficiente para a festa na Red Bull Arena.

A situação na tabela

O Leipzig ocupa provisoriamente a quarta colocação na Bundesliga, com 20 pontos. No entanto, pode ser ultrapassado pelo Borussia Dortmund na sequência da rodada. Além disso, os Touros Vermelhos ficam a três pontos da liderança, em diferença que pode aumentar para cinco, a depender do resultado do Bayer Leverkusen. Os confrontos diretos são exatamente o que pesam contra o Leipzig. O time de Marco Rose perdeu para o Leverkusen e empatou com o Bayern. Fora isso, apenas um empate com o Bochum o atravancou.

Já o Colônia aparece na zona de rebaixamento, no 17° lugar, com míseros quatro pontos em nove rodadas. Apesar do bom trabalho em tempos anteriores, a pressão aumenta sobre o técnico Steffen Baumgart. A vitória no clássico aliviou um pouco o clima, mas uma goleada desse tamanho aumenta os problemas.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo