Bundesliga

Com bonito gol de falta de Vincenzo Grifo, Borussia Dortmund sofre rara derrota para o Freiburg

O gol no começo da partida levou o Dortmund a pressionar o jogo inteiro, mas acabou castigado no contra-ataque e perdeu por 2 a 1

Enfrentar o Freiburg é um desafio reconhecidamente perigoso no Campeonato Alemão, mas o Borussia Dortmund tem um retrospecto recente muito bom contra o clube do sudoeste da Alemanha. Neste sábado, porém, perdeu pela segunda vez seguida e sofreu sua primeira derrota nesta temporada da Bundesliga.

A partir de 2010, o Dortmund passou 19 jogos sem perder para o Freiburg, com 16 vitórias e três empates. Havia perdido em fevereiro, no segundo turno da edição passada da Bundesliga, contra uma equipe que tem sido muito consistente em se organizar defensivamente e ameaçar no contra-ataque.

Por isso, foi péssimo ao time de Marco Rose o gol de falta de Vincenzo Grifo logo no sexto minuto da partida porque permitiu que essa dinâmica se acentuasse. O Dortmund teve 76% de posse de bola e deu 18 finalizações, embora apenas quatro no alvo.

Mas dava para ter pelo menos empatado antes do intervalo porque Jude Bellingham perdeu uma grande chance, após jogada individual que o levou à cara do gol, e depois acertou uma cabeçada na trave. No comecinho do segundo tempo, veio o castigo: Roland Sallai saiu em contra-ataque, abriu para a passagem de Wood-Yeong Jong e o cruzamento foi ajeitado por Lucas Höller.

O próprio Sallai chegou na área para bater de primeira e fazer 2 a 0 para o Freiburg. A esperança do Dortmund ainda se manteve porque, poucos minutos depois, Giovanni Reyna chegou pela direita e deixou para o cruzamento de Felix Passlack. Bellingham chegou na bola, mas furou, para o azar de Yannik Keitel, que marcou contra.

O Dortmund ainda atuou com uma defesa desfalcada, com Axel Witsel fazendo dupla de zaga com Manuel Akanji e Raphael Guerreiro no banco de reservas. Ele entrou no lugar de Nico Shulz no final do primeiro tempo. Mais para o fim do jogo, Matts Hummels fez a sua estreia na temporada substituindo Witsel.

Na primeira rodada, o Dortmund havia batido o Eintracht Frankfurt por 5 a 2, e o Freiburg apenas empatara com o Arminia Bielefeld, por 0 a 0.

.

.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo