Bundesliga

Choupo-Moting continua inspirado e lidera mais uma vitória do Bayern, para botar pressão no Union

O Bayern abriu três gols de vantagem e permitiu que o Hertha encostasse, mas preservou a vitória no Estádio Olímpico

O Bayern de Munique atravessa sua fase mais consistente da temporada. E a sequência de vitórias se ampliou neste sábado, dentro do Estádio Olímpico de Berlim. Nem foi a melhor atuação dos bávaros nas últimas semanas, mas os três gols de vantagem abertos no primeiro tempo facilitaram o serviço contra o Hertha Berlim. Um final de primeira etapa maluco rendeu o placar de 3 a 2, mas não que o triunfo tenha sido tão ameaçado no segundo tempo. Eric Maxim Choupo-Moting, mais uma vez, guardou seus gols. Foram dois do centroavante, um dos motivos da melhora recente do Bayern. Sadio Mané foi outro a se destacar pelo papel na construção. Já uma boa notícia no gol esteve pela volta de Manuel Neuer após quase um mês de ausência.

Neuer foi testado logo aos quatro minutos e fez boa defesa, em batida de Dodi Lukebakio. Entretanto, o Bayern impunha a sua pressão e conseguiu o primeiro gol aos 12 minutos. Sadio Mané roubou a bola e acelerou, antes de passar para Jamal Musiala. O garoto demonstrou enorme frieza na definição, só tirando do goleiro. Os bávaros permaneceram no comando e Mané parou no goleiro Oliver Christensen. Todavia, Neuer também apareceu de novo, numa tentativa de Marco Richter.

Se a partida era aberta no primeiro tempo, os minutos finais viraram uma loucura. O Bayern ampliou aos 37, após um chute bloqueado de Leon Goretzka que Choupo-Moting se esticou para definir na área. Um minuto depois, o camaronês anotou o terceiro. O camaronês furou o carrinho, mas a bola viva na pequena área bateu em sua perna e entrou. No entanto, os bávaros relaxaram e o Hertha se aproveitou. Lukebakio descontou aos 40, num cruzamento de Richter para uma linda batida do belga. E logo na sequência um pênalti sobre Davie Selke permitiu que o centroavante marcasse o segundo, para os berlinenses encostarem no placar.

O segundo tempo voltou bem mais lento, sem que a vantagem do Bayern estivesse sob ameaça. Os bávaros chegaram a balançar as redes com um gol contra aos 12, num lance anulado por impedimento. Preocupação mesmo aconteceu aos 19, principalmente para a seleção do Canadá, quando Alphonso Davies sentiu a coxa e precisou ser substituído. Por volta dos 20 minutos, o Hertha incomodaria mais, com muita movimentação, mas nada contundente. O time só finalizou uma vez nos 45 minutos finais. E não que os bávaros acertassem muito suas investidas para resolver o jogo. Nos acréscimos ainda haveria um calor dos berlinenses e um pedido de pênalti, mas isso não atrapalhou a vida do time de Julian Nagelsmann.

O Bayern de Munique abre o sábado na liderança da Bundesliga. Os bávaros alcançam os 28 pontos e botam pressão sobre o Union Berlim, com 26, que encara o Bayer Leverkusen neste domingo. O Hertha é o 14° colocado, com 11 pontos, dois acima da zona de rebaixamento.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo