Bundesliga

Efetivo no segundo tempo, Borussia Dortmund goleia o Colônia e se mantém 100% em 2024

Fora de casa, o Borussia Dortmund goleou o Colônia e embalou de vez na Bundesliga com segunda vitória tranquila no ano

Até o momento, 2024 está sendo perfeito para o Borussia Dortmund. Após derrotar o lanterna Darmstadt por 3 a 0 há uma semana, a equipe comandada por Edin Terzić goleou o Colônia por 4 a 0 neste sábado (20), pela 18ª rodada da Bundesliga, no RheinEnergieStadion. Com o resultado, os aurinegros estão com 100{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db} de aproveitamento neste ano depois de terminarem 2023 sem vencer qualquer uma das últimas seis partidas.

Donyell Malen abriu o placar depois de cobrança de escanteio de Julian Brandt, ainda no início do primeiro tempo. Na segunda etapa, o Dortmund levou alguns sustos dos donos da casa, mas foi muito efetivo e conseguiu uma vantagem confortável com um gol de pênalti de Niclas Füllkrug e mais um de Malen. Nos acréscimos, Youssoufa Moukoko finalizou a goleada.

Com a vitória, o Borussia Dortmund chegou a 33 pontos em 18 jogos e se manteve na quinta colocação da Bundesliga. Caso o RB Leipzig seja derrotado pelo líder Bayer Leverkusen ainda neste sábado, o time de Terzić terminará a rodada com a mesma pontuação do clube que abre a zona de classificação para próxima Champions League. O Colônia, por outro lado, não vence há cinco partidas e amarga o penúltimo lugar da competição, com somente 11 pontos.

Dortmund é melhor no primeiro tempo e sai na frente

O Borussia Dortmund foi mais efetivo em sua proposta de jogo no primeiro tempo. Mesmo sem ser dominante, criou as melhores oportunidades e não deixou o Colônia levar qualquer perigo. A primeira chance do time aurinegro foi logo aos três minutos, quando o goleiro Marvin Schwäbe bateu roupa ao defender a finalização da entrada da área de Julian Brandt. O atacante Niclas Füllkrug ficou com o rebote quase na pequena área, mas foi desarmado ao tentar cortar a marcação.

Já o primeiro gol da vitória visitante foi marcado aos 11 minutos. Brandt cobrou escanteio pelo lado direito na direção da marca do pênalti e Donyell Malen aproveitou a bola quase rasteira para bater de primeira com o pé direito e acertar caprichosamente o canto inferior direito da meta de Schwäbe.

Em desvantagem no placar, o Colônia foi quem teve mais iniciativa pelos 20 minutos seguintes, mas encontrou muita dificuldade para superar a defesa montada por Edin Terzić. O Dortmund, por sua vez, voltou a ameaçar os donos da casa aos 32 minutos, mas Füllkrug não pegou bem na bola e mandou em cima de Schwäbe ao completar o cruzamento rasteiro pela direita de Thomas Meunier na pequena área. Pouco depois, o próprio Meunier teve a chance de finalizar depois de escanteio pela esquerda batido por Brandt, mas o arremate de primeira saiu pela linha de fundo.

Colônia volta com tudo, mas Dortmund mata o jogo

O segundo tempo já foi completamente diferente. O Colônia voltou do intervalo muito mais ligado e em pouco tempo criou grandes oportunidades. Com menos de um minuto, Jan Thielmann recebeu bom passe por cima de Dejan Ljubicić, ficou na cara do gol e só não empatou porque Gregor Kobel fez uma enorme defesa com o braço direito. No rebote, Thielmann quase sem ângulo acertou a rede, mas pelo lado de fora.

Aos cinco minutos, o Colônia parou na trave. Após Florian Kaiz ser derrubado na entrada da área e a defesa do Borussia Dortmund parar esperando que a falta fosse marcada, a arbitragem deixou o jogo seguir e permitiu que Linton Maina finalizasse de primeira e carimbasse o poste esquerdo de Kobel, quase marcando um golaço. No rebote, Rasmus Carstensen só raspou na bola e errou o alvo, mandando para o meio da área.

A pressão da equipe mandante e a possibilidade de um empate terminaram aos dez minutos. Depois de receber pela esquerda, passar pelo primeiro marcador e invadir a área, Jadon Sancho foi puxado por Carstensen. O árbitro Daniel Schlager imediatamente assinalou pênalti, que foi batido e convertido por Füllkrug. O atacante alemão deslocou Schwäbe e finalizou rasteiro no canto esquerdo do goleiro.

Rasmus Carstensen claramente sentiu o gol perdido e o pênalti cometido em um espaço de tempo tão pequeno. Aos 15, o lateral-direito vacilou no campo de ataque e foi desarmado por Ian Maatsen, que rapidamente lançou Donyell Malen. Completamente sozinho, o camisa 21 entrou na área com tranquilidade e bateu na saída de Schwäbe para marcar pela segunda vez na partida.

Os 30 minutos seguintes do confronto foram de controle do Colônia, que tentava encontrar um gol de honra, mas não levava real perigo para Kobel. Nos acréscimos, a efetividade do Borussia Dortmund apareceu novamente e decretou a goleada. Após realizar um corta-luz e se projetar pela esquerda da área para receber enfiada de bola de Giovanni Reyna, Jamie Bynoe-Gittens cruzou de canhota com força para o meio da pequena área, onde Youssoufa Moukoko só teve o trabalho de tocar com o pé direito para o gol vazio.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo