Bundesliga

Dortmund dá sinal de força e sai do buraco para vencer o Freiburg fora de casa

O vice-campeão alemão Dortmund levou dois gols no final do primeiro tempo, mas conseguiu a virada e acabou ganhando por 4 a 2

Enfrentar o Freiburg fora de casa é um dos grandes desafios da Bundesliga. O Borussia Dortmund, por exemplo, havia vencido apenas uma das suas últimas quatro visitas. E estava pressionado por um começo de temporada instável e empates com Bochum e Heidenheim que não geraram uma boa impressão. Por isso, foi importante ter conseguido sair de um buraco no segundo tempo para vencer por 4 a 2 no Europa-Park-Stadion.

Virada relâmpago

Tudo começou bem para o Dortmund. Aos 11 minutos, Julian Brandt cobrou escanteio da direita, e Hummels, completamente livre, cabeceou com firmeza para abrir o placar. Gol importante para o veterano zagueiro que marcou em 16 temporadas consecutivas da Bundesliga, igualando os recordes de Olaf Thon, Michael Zorc, Holger Fach, Bernd Nickel e Willi Neuberger, segundo a Kicker.

Mas o primeiro tempo foi do Freiburg. Antes de sair machucado, Gregoritsch cabeceou em dividida com Hummels perto da trave e Philipp Lienhart fez o poste balançar com uma bomba da entrada da área. Vicenzo Grifo apareceu livre pela esquerda para completar um longo lançamento, sem força ou deslocamento suficientes para vencer Gregor Kobel.

E os donos da casa conseguiram chegar ao intervalo em vantagem. Aos 47 minutos, Grifo cruzou fechado da esquerda e, quase da entrada da área, Lucas Höler desviou de costas com a cabeça, no canto de Kobel. Pouco depois, Grifo cobrou falta da direita, e Höfler apareceu como um foguete no meio da área para desviar e fazer 2 a 1 para o Freiburg.

Sinal de força

Os questionamentos ao Borussia Dortmund foram apenas estendidos do fim da temporada passada, quando teve a faca e o queijo na mão para ser campeão, mas não conseguiu impedir mais um título do Bayern de Munique. Por isso, o sinal de força no segundo tempo contra o Freiburg foi importante. Começou com Julian Brandt aproveitando um cálculo errado de tempo de bola de Höfler para recolher pela direita e soltar um chute cruzado com muito perigo.

O empate saiu de uma linda combinação entre Donyell Malen e Niclas Füllkrurg. O holandês começou no meio-campo e deixou com o pivô, que devolveu de primeira para Malen arrancar, invadir a área e chutar cruzado. O Freiburg chegou a assustar com Höler buscando o canto mais próximo pela direita, mas Kobel fez uma boa defesa, antes do Freiburg ficar com um a menos pela expulsão de Höfler por uma falta dura em Marcel Sabitzer no meio-campo.

Com um a mais, o Dortmund encontrou a virada na bola parada. Marco Reus lançou pela esquerda, e a defesa do Freiburg não conseguiu afastar. Hummels dividiu com o goleiro na boca do gol e conseguiu marcar pela segunda vez neste sábado. Nos acréscimos, Reus foi acionado por Marius Wolf, entrou na área com tranquilidade e bateu por cima para fechar a vitória.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo