Bundesliga

Bayern foi implacável para punir os erros defensivos do Dortmund e abrir vantagem na ponta

Com gol de Lewandowski aos 30 minutos do segundo tempo, o Bayern venceu no Signal Iduna Park por 3 a 2 e abriu quatro pontos na liderança da Bundesliga

O primeiro clássico da temporada do Campeonato Alemão entregou tudo que prometia e, com um gol de pênalti convertido por Robert Lewandowski aos 30 minutos do segundo tempo, o Bayern de Munique venceu o Borussia Dortmund no Signal Iduna Park por 3 a 2, resultado que o permite abrir quatro pontos na liderança da Bundesliga.

Foi um jogo movimentado, com muitas chances de gol e tensões que deram ares de decisão ao encontro pela 14ª rodada. Ainda não terminou nem o primeiro turno, mas o Bayern abre uma vantagem importante na briga para conquistar a Alemanha pela décima vez seguida. Foi a sétima vitória consecutiva no Der Klassiker.

Erling Haaland foi titular pela primeira vez desde que retornou de lesão formando o ataque ao lado de Marco Reus. Marco Rose usou três meio-campistas – Emre Can, Mahmoud Dahoud e Jude Belling – com Julian Brandt ajudando na armação. Sem Joshua Kimmich, que testou positivo para Covid-19, o Bayern de Munique teve Leon Goretzka e Corentin Tolisso no meio-campo, com Kingsley Coman, Thomas Müller, Leroy Sané e Robert Lewandowski na linha ofensiva.

As estratégias ficaram claras logo aos três minutos, quando o Dortmund esticou um lançamento para Haaland em contra-ataque. Neuer saiu na intermediária para interceptar o que seria a primeira de muitas jogadas em que os donos da casa apostariam na transição rápida. Como aos cinco minutos, quando Brandt recebeu de Bellingham, deu um lindo drible em Alphonso Davies e bateu alto para abrir o placar.

A vantagem não durou muito tempo porque uma das poucas certezas da vida é que em algum momento a defesa do Borussia Dortmund fará alguma besteira. A primeira do dia saiu aos nove minutos, quando Hummels carimbou Thomas Müller na altura do círculo central. Müller ganhou de Hummels e deixou a bola com Lewandowski, que invadiu a área pela direita e tocou no canto para empatar.

Haaland quase restaurou a vantagem amarela com um chute cruzado de perna esquerda, após tabela com Reus, e Sané apareceu na boca de pequena área para desviar o cruzamento de Coman, para fora. Aos 44 minutos, a defesa do Dortmund aprontou novamente. Davies jogou a bola na área, Guerreiro tentou afastar, acertou Hummels e a sobra ficou com Coman para o segundo gol bávaro.

O Borussia Dortmund, porém, aproveitou um vacilo do outro lado, no começo do segundo tempo, para empatar o jogo. Upamecano errou o corte, e Bellingham abriu na esquerda para Haaland bater colocado no canto alto de Manuel Neuer. O Dortmund pediu um pênalti em cima de Reus, em dividida com Lucas Hernández, e Coman exigiu uma boa defesa de Gregor Kobel com um chute rasteiro.

Julian Brandt caiu desacordado no meio-campo após um choque de cabeça com Upamecano que deixou todos os jogadores muito assustados. Foi substituído por Marius Wolf e, cinco minutos depois, Hummels – em um dia para lá de péssimo – cortou um escanteio cobrado por Gnabry com o braço dentro da área. Após longa revisão do assistente de vídeo, o árbitro foi ao monitor para checar e marcou o pênalti. Lewandowski cobrou com paradinha e garantiu a vitória do Bayern.

Após duas rodadas mais oscilantes em que perdeu do Augsburg e derrotou o Arminia Bielefeld por apenas 1 a 0, o Bayern conseguiu uma vitória enorme no confronto direto contra o segundo colocado. O Borussia Dortmund estava conseguindo acompanhar os bávaros e, no geral, fez um jogo interessante, mas novamente pagou pelo excesso de erros defensivos.

.

.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo