Bundesliga

Augsburg quer aproveitar Dortmund baleado para mirar parte de cima da tabela na Bundesliga

Mandante no confronto deste sábado, o Augsburg busca a reação na temporada contra Dortmund em 'queda livre'

Os mais desavisados ao olharem a tabela da Bundesliga e palpitarem sobre o jogo Augsburg x Borussia Dortmund, naturalmente, desviariam o favoritismo para o campeão europeu de 1997. Entretanto, o duelo deste sábado, às 11h30 (horário de Brasília), na WWK Arena, pela 15ª rodada da Bundesliga, apresenta outro cenário na temporada 2023/24.

Mandante do confronto do fim de semana, o Augsburg busca a reação na temporada depois da derrota para o Werder Bremen na última rodada. A vitória ressignificaria a retomada do bom momento da equipe, que chegou a ficar seis jogos invicta e almeja a briga por uma vaga nas competições europeias de 2024-2025.

Em contrapartida, o tradicional Borussia Dortmund encontra-se em uma situação complicada na atual temporada. São quatro partidas sem vitórias e uma eliminação na bagagem: queda na Copa da Alemanha para o Stuttgart, na fase oitavas de final.

Na tabela do Campeonato Alemão, a situação ainda é favorável ao Dortmund, atualmente o quinto colocado com 25 pontos. O Augsburg é o nono com 17, mas em um momento de ascensão que faz a balança se apresentar no mínimo mais equilibrada para o jogo de sábado.

“Estamos bem preparados”

O confronto diante do Dortmund será a despedida do Augsburg dos torcedores no ano de 2023. A ideia da equipe é jogar o Borussia sob pressão e contar com o apoio das cadeiras para transformar o ambiente na WWK Arena. Os três pontos são importantes para o time subir à primeira metade da tabela.

– Não podemos esquecer sobre o time que iremos enfrentar, eles têm muita qualidade individual. Porém, trabalhamos muito duro durante a semana e estamos bem preparados – destacou o técnico dinamarquês Jess Thorup, em entrevista concedida às vésperas da partida.

Um dos direcionamentos da preparação foi para a parte mental do elenco, que viu a invencibilidade de seis jogos terminar na rodada passada. Nada que abale a confiança do técnico às vésperas do esperado confronto diante do Dortmund.

– Era claro que não poderíamos ficar invictos para sempre, embora naturalmente eu quisesse que isso acontecesse – acrescentou o comandante da equipe da Baviera.

– Daremos tudo para presentear os nossos torcedores com uma vitória em casa como presente de Natal antecipado – finalizou o dinamarquês.

Brasileiro é dúvida

Para encarar o Dortmund, Jess Thourp ainda conta com uma dúvida importante: o brasileiro Iago.

As condições físicas do lateral-esquerdo ex-Internacional ainda demandam cuidado, após lesão muscular. A escalação deve ser definida somente no dia da partida.

Dortmund em queda livre

As quatro partidas sem vencer se apresentam como o pior momento do Borussia Dortmund na temporada, justamente quando o nível de competitividade aumentou – coincidência?

A sequência começou com um empate por 1 a 1 com o líder Bayer Leverkusen, fora de casa. Depois, diante do terceiro colocado da Bundesliga, Stuttgart, veio a eliminação na Copa da Alemanha.

A equipe teve duas oportunidades como mandante para espantar a desconfiança, mas falhou em ambas: derrota por 3 a 2 para o RB Leipzig, pelo Alemão, e novo empate por 1 a 1 com o PSG, resultado suficiente para classificar o time em primeiro no Grupo F da Champions League.

Foto de Livia Camillo

Livia Camillo

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo