A segundona da Bundesliga começou insana, com um fantástico Hamburgo 5×3 Schalke
Hamburgo e Schalke entregaram uma partida do tamanho da tradição, com duas viradas no placar e 45 finalizações
Aos poucos, a bola volta a rolar na Europa, com o início da nova temporada. E a sexta-feira seria dia de futebol na Alemanha, com o pontapé inicial na segunda divisão da Bundesliga. A competição cheia de camisas pesadas começou com um jogaço, e não apenas pela tradição de Hamburgo x Schalke 04. Os dois times entregaram uma partida espetacular no Volksparkstadion. Foram oito gols e 45 finalizações, com duas viradas no placar e emoção no talo. O Hamburgo era claramente superior, mas suou para confirmar o triunfo. Os dois gols decisivos no placar de 5 a 3 vieram apenas nos acréscimos do segundo tempo. É um baita resultado em busca do acesso, mesmo sendo apenas a primeira rodada.
O Hamburgo continua em sua ingrata missão de buscar a elite, em sua sexta temporada consecutiva na segunda divisão alemã. O drama se arrasta, com Tim Walter mantido no comando após a queda nos playoffs de acesso contra o Stuttgart em 2022/23. É um elenco competitivo, com nomes como László Bénes, Levin Öztunali, Robert Glatzel e Daniel Heuer Fernandes. Já o Schalke 04 tenta o acesso imediato, após cair novamente na temporada passada. Os Azuis Reais tiveram um final de campanha positivo, apesar da queda, e mantiveram o técnico Thomas Reis. Simon Terodde, Kenan Karaman e Tobias Mohr são lideranças na segundona.
Primeiro tempo em alto nível
O Hamburgo começou mais aceso na partida e contava com os bons lances de Robert Glatzel no ataque, parado pelo goleiro Marius Müller. Quando o Schalke começava a dar sinal de vida, Glatzel abriu o placar aos 17 minutos, completando de carrinho o passe de Immanuel Pherai. Pherai ainda poderia ter feito o segundo, mas esbarrou em Müller. A resposta do Schalke veio logo com o empate, aos 22. Terodde fez o pivô para Assan Ouédraogo limpar na área e chutar rasteiro. Belo tento do garoto de apenas 17 anos.
O Hamburgo não sentiu o gol. Pelo contrário, continuou bem mais forte no ataque e buscava o segundo. O goleiro Marius Müller salvava o Schalke e, entre as seguidas defesas, buscou uma bola no ângulo, em tentativa de Öztunali. O time de Gelsenkirchen resistiu e conseguiu a virada nos acréscimos. Numa bola rebatida na área, Terodde mais uma vez aparou e Thomas Ouwejan mandou uma sapatada cruzada no canto de Heuer Fernandes.
Segundo tempo insano
A volta para o segundo tempo viu o Hamburgo ainda mais forte. Müller salvou de novo contra Glatzel. Do outro lado, ainda assim, Terodde teve um gol anulado. O empate do HSV saiu aos 11, num pênalti convertido por Bénes. O próprio Bénes providenciou a virada, aos 15, num contra-ataque. Destaque também para a baita enfiada de Glatzel ao meio-campista, que definiu com um leve toque na saída de Müller.
O Schalke não estava entregue. O novo empate saiu aos 21 minutos, com Terodde, sempre monstruoso na segundona. Saiu livre no meio da zaga e não teve problemas para definir, decretando o 3 a 3. Os Azuis Reais, entretanto, ficaram com dez homens cinco minutos depois, quando Ibrahima Cissé foi expulso com o segundo amarelo. A vitória se tornava mais aberta para o Hamburgo.
A reta final da partida teria uma pressão imensa do Hamburgo. Os Dinossauros tiveram um gols anulados com Bénes e Glatzel, além de uma bola na trave com Miro Muheim. O Schalke até buscou uma resposta, mas parou em Heuer Fernandes. O abafa era todo do HSV, e deu resultado aos 46, com o gol que confirmou a vitória. Numa bola esticada na área, Glatzel se antecipou a Müller e driblou o goleiro. Com a meta aberta, ficou fácil de correr para abraço. Já aos 54, Jean-Luc Dompe fechou a contagem. Num lance em que o goleiro Müller estava no ataque, o substituto aproveitou a meta aberta para acelerar e marcar no contragolpe.
Os melhores momentos
Como está a segundona nesta temporada
A segunda divisão da Bundesliga conta com uma coleção de camisas pesadas nesta temporada. O Hertha Berlim é outro forte candidato ao acesso, ao lado de Schalke 04 e Hamburgo. Além disso, a lista de participantes inclui equipes tradicionais como o Kaiserslautern, o Nuremberg, o Fortuna Düsseldorf, o Hannover 96, o St. Pauli e o Karlsruher. Vai ser outra grande edição, especialmente pelos tempos duros dos grandes alemães, que andam encorpando o segundo nível.
As estatísticas do jogo
- Finalizações: Hamburgo 32×13 Schalke
- Finalizações no alvo: Hamburgo 14×6 Schalke
- Posse de bola: Hamburgo 57%x43% Schalke
- Escanteios: Hamburgo 9×3 Schalke
- Impedimentos: Hamburgo 5×4 Schalke
- Grandes chances: Hamburgo 9×3 Schalke