AlemanhaBundesligaItáliaSerie A

Benatia chega ao Bayern para se confirmar como um dos melhores zagueiros do mundo

Diz o ditado que “há males que vêm para o bem”. E, nesta janela de transferência, o Bayern de Munique pode servir de exemplo para confirmar a frase. Afinal, os bávaros lamentaram bastante a perda de Javi Martínez, que rompeu os ligamentos e não voltará a jogar em 2014. Para suprir a ausência do espanhol, o clube saiu ao mercado para contratar algum reforço a sua defesa. E a novidade saiu muito melhor do que o esperado: o Bayern fechou com Mehdi Benatia, um dos melhores zagueiros da última temporada europeia.

O negócio de cinco anos não foi tão barato assim aos alemães. Para tirar o defensor da Roma, muito bem cotado no mercado e cobiçado principalmente pelos grandes da Premier League, o Bayern pagará € 30 milhões, que poderão subir para € 34 milhões conforme os resultados alcançados pela equipe. Um investimento alto que, não à toa, torna-se a terceira contratação mais cara da história do clube, atrás apenas de Javi Martínez e Mario Götze.

Embora o Bayern conte com jogadores de defesa consolidados no clube, Benatia chega em condições de já brigar por seu espaço entre os titulares. Afinal, Dante e Jérôme Boateng foram questionados em alguns momentos na última temporada (apesar da grande Copa do Mundo que o alemão fez), enquanto Holger Badstuber ainda se readapta ao time após longo tempo afastado por lesão. E, considerando as atuações recentes do marroquino, ele está entre os melhores zagueiros do futebol europeu na atualidade.

Benatia foi o principal jogador da Roma em uma temporada de renascimento do clube. Depois de anos de resultados abaixo das expectativas, os giallorossi se reergueram com Rudi Garcia, para fazer uma excelente campanha na Serie A – a de mais pontos na história do clube, apesar do vice-campeonato. E o marroquino foi o esteio da zaga, dando segurança ao setor e se sobressaindo com excelentes atuações. Por isso mesmo, foi quase unanimidade ao ser apontado como o melhor defensor do último Campeonato Italiano. E logo em seu ano de estreia na capital, após ótima passagem de três temporadas pela Udinese.

Aos 27 anos, Benatia chegou ao ponto alto da carreira. É um defensor extremamente maduro, com ótimo senso de posicionamento, velocidade para a cobertura e boa saída de bola – características que certamente pesaram na escolha do Bayern, que costuma se expor demais às costas da zaga e depende demais dos passes de seus zagueiros. Como se não bastasse, o marroquino também chega ao ataque e é perigoso no jogo aéreo. Problema maior, só para a Roma, que terá que suprir seu protagonista, embora a contratação de Kostas Manolas esteja garantida.

A aposta do Bayern de Munique é alta. Ainda assim, pouquíssimos eram os zagueiros no mercado que valeriam tanto a investida quanto Benatia. Está pronto para dar um grande passo na carreira e não deve precisar de muito tempo para se adaptar na Baviera. A equipe de Pep Guardiola trouxe inicialmente uma peça de reposição, mas que poderá realmente se confirmar na Allianz Arena não só como titular, mas também como um dos melhores defensores do mundo.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo