Alemanha

Balanço da temporada da Bundesliga (Parte II)

Enquanto o noticiário alemão ainda tem Lukas Podolski como um dos seus principais assuntos, a coluna desta semana segue com a sequência da análise da primeira parte da temporada 2008/9 da Bundesliga.

Wolfsburg
Destaque do turno: Grafite
Objetivo real para o fim do Campeonato: passar de fase na Copa Uefa e disputar até as últimas rodadas uma vaga em Copas europeias.

O multicultural Wolfsburg conduzido pelos gols do brasileiro Grafite começou bem a temporada, principalmente por causa de uma das principais características das equipes comandadas por Felix Magath, forca e preparo físicos. Mas aos poucos algumas deficiências defensivas e também a concentração na disputa da Copa Uefa fizeram que o time fosse perdendo pontos e posições na tabela.

Na reta final, uma lesão afastou Grafite da equipe e deixou o atacante Edin Dzeko sobrecarregado. Para a continuação da temporada, o clube contará com mais uma opção de ataque, o japonês Yoshito Okubo, contratado junto ao Vissel Kobe.

Stuttgart
Destaque do turno: a boa volta de Jens Lehmann
Objetivo real para o fim do Campeonato: vaga na Liga Europa.

Com uma campanha muito abaixo do que se esperava (mesmo que o time não gerasse grandes expectativas), o Stuttgart foi a única equipe entre as “grandes” que trocou de treinador na primeira metade da competição. Desgastado, Armin Veh deixou o cargo após uma derrota por 4 a 1 para o Wolfsburg.

Com Markus Babbel no cargo, os schwabens mostraram outra disposição e apesar da continuidade do novo treinador não estar totalmente assegurada, os últimos jogos evidenciaram que o time tem boas condições de reagir na competição. Sami Khedira, encontrou sua vocação para marcar belos gols e foi o destaque na reta final de 2008. Mas mesmo sem muito brilho, Mario Gomez é o artilheiro do time, com sete gols.

Colônia
Destaque no turno: Pedro Geromel
Objetivo real para o fim do Campeonato: um final de temporada tranquilo.

Após um i4nício dos mais surpreendentes principalmente devido à formação sólida de sua defesa (composta pela dupla Mohamad e Geromel), o Colônia ocupa uma posição mais real na tabela, um 11º lugar, o que deve garantir a permanência do time na primeira divisão na próxima temporada.

Com um elenco regular, o zagueiro Geromel, o atacante Novakovic (com 10 gols marcados até o momento) e o veterano volante português Petit se destacam e Christoph Daum após um ótimo trabalho na 2.Bundesliga, já justificou sua permanência no comando do clube, uma das vantagens do elenco, é contar com um ambiente muito estável.

Eintracht Frankfurt
Destaque no turno: Nikos Liberopoulos
Objetivo real para o fim do Campeonato:permanecer na primeira divisão.

O Eintracht Frankfurt tem as melhores condições de escapar do rebaixamento entre as equipes que lutam para manter-se na Bundesliga. Com um meio campo bem razoável e um ataque mediano, o grande número de gols sofridos impede o time de ir além. Próximo do fim de seu contrato, o técnico Friedhelm Funke (desde 2004 no clube) deve permanecer no comando do time.

Uma das soluções para o setor defensivo só virá para a próxima temporada, o Eintracht Frankfurt fará uma boa e necessária aposta para o gol. A equipe anunciou a contratação do promissor goleiro Ralf Fahrmann, reserva de Neuer no Schalke.

Hannover 96
Destaque no turno: Jan Schlaudraff
Objetivo real para o fim do Campeonato: permanecer na primeira divisão.

Com um departamento de futebol em crise, o Hannover deve ficar até as últimas rodadas lutando para escapar do rebaixamento. Para piorar, o time perdeu, por contusão, Valerien Ismael e Chavdar Yantov (mais uma vez) até o reinício da temporada.

Arminia Bielefeld
Destaque no turno: Artur Wichniarek
Objetivo real para o fim do Campeonato: permanecer na primeira divisão

O Arminia Bielefeld tem um dos piores ataques da competição e as coisas só não estão piores, pois o polonês Wichniarek marcou 10 dos 15 gols do time na primeira parte da competição.

Mesmo com uma situação nada boa na tabela de classificação, o técnico Michael Frontzeck terá seu contrato renovado. O treinador espera que o clube consiga trazer, nesta janela de transferências, ao menos mais um atacante e um zagueiro.

Karlsruhe
Destaque no turno: Sebastian Freis
Objetivo real para o fim do Campeonato: permanecer na primeira divisão

Com apenas 15 gols marcados e 32 sofridos, o meio-campista ofensivo Giovanni Federico chega para fazer com que a bola chegue ao ataque. O clube ainda busca reforçar seu setor defensivo, mas ainda encontra dificuldades em contratar.

Energie Cottbus
Destaque no turno: Dennis Sorensen
Objetivo real para o fim do Campeonato: permanecer na primeira divisão.

Com o pior ataque da competição, foi até o momento o clube que mais contratou e espera que os reforços ajudem a equipe a escapar do rebaixamento. O promissor atacante Nils Petersen, da seleção alemã Sub-20, foi a melhor delas.

Porém, ainda existe a possibilidade dos búlgaros Dimitar Rangelov e Stanislav Angelov deixarem o clube.

Bochum
Destaque no turno: Oliver Schroder
Objetivo real para o fim do Campeonato: permanecer na primeira divisão.

O Bochum marcou apenas 19 gols, mas a equipe ao menos tenta resolver seus problemas no ataque com a contratação do atacante argentino Diego Klimowicz, não utilizado no Borussia Dortmund.

Borussia Monchengladbach
Destaque no turno: Marko Marin
Objetivo real para o fim do Campeonato: permanecer na primeira divisão

Para o tradicional Borussia Monchengladbach não restam muitas expectativas de permanência de permanecer na primeira divisão na próxima temporada. Uma pena para a torcida que é uma atração a parte nas partidas disputadas no Borussia –Park.

Com uma defesa que sofreu 35 gols até agora, nem o promissor Marko Marin parece poder salvar a equipe. Para a continuidade da competição, o clube trouxe quatro reforços que precisarão render rapidamente. 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo