Alemanha

Alemanha pode garantir vaga na Eurocopa-08

O sábado poderá ver a primeira seleção classificada em campo para a disputa da Eurocopa-08. A Alemanha, líder do grupo D (22 pontos), depende apenas de um empate contra a Irlanda (3º, 14) em Dublin para garantir sua vaga na competição continental com três jogos de antecedência.

O Nationalelf, com um campanha quase perfeita até aqui (ganhou sete partidas e empatou uma única vez), sofre de novo com várias ausências. Miroslav Klose, Bernd Schneider, Michael Ballack, Tim Borowski, Philipp Lahm, Christian Pander e Thomas Hitzlsperger, machucados, estão fora. O goleiro Jens Lehmann, recuperado de uma lesão no cotovelo, deve ser o titular. Na Irlanda, a lista de baixas também é grande: Darren Potter, Stephen Elliott, Stephen Carr, Stephen Ireland e Andy O'Brien. Ela pode aumentar caso John O'Shea e Andy Reid não se livrem de seus problemas físicos.

A rodada também será decisiva no grupo B. A França (3º, 19 pontos) terá um desafio simples pela frente. Os Bleus visitam Ilhas Faroe (7º, zero), um adversário ideal para se recuperarem após a derrota em casa para a Escócia. Após criar polêmica ao deixar Trezeguet fora da lista de convocados, Raymond Domenech espera que o ataque da equipe finalmente desencante. Caso faça dois gols, Henry ultrapassará a marca de Michel Platini e se tornará o maior artilheiro da história da seleção francesa. O atual presidente da Uefa fez 41 gols com a camisa azul. Benzema, Sagna e Rothen têm chances de começar o duelo, com Anelka, Gallas e Malouda no banco.

Na mesma chave, a Itália (2º, 20 pontos) joga em Gênova contra um adversário que, em teoria, também não oferece maiores perigos: a Geórgia (6º, sete). Os visitantes ainda terão as ausências de Kakha Kaladze e Levan Kobiashvili, dois de seus principais jogadores. Do lado da Azzurra, Iaquinta segue como dúvida. O atacante da Juventus se recuperou de uma lesão no joelho, mas está com uma forte tosse. Quagliarella e Foggia disputam a posição. Chiellini, lesionado, também não sabe se joga. Cannavaro está suspenso e não estará em campo.

A Escócia (1º, 21 pontos) terá pela frente um duelo difícil contra a Ucrânia (4º, 13), em Glasgow. McGregor, Caldwell e Hartley, contundidos, foram cortados da seleção durante a semana. Pearson deve ganhar uma chance no meio-campo. Os ucranianos necessitam de um bom resultado, pois ainda sonham com a classificação. Em Kiev, a equipe de Shevchenko conquistou um triunfo por 2 a 0.

Portugal sem Felipão

Luiz Felipe Scolari cumpre o primeiro dos três jogos de suspensão pela tentativa de agredir Dragutinovic, no fim da partida contra a Sérvia. O técnico acompanhará Portugal (3º, 17 pontos) à distância na partida contra o Azerbaijão (8º, cinco), pelo grupo A, em Baku. Flávio Murtosa, seu auxiliar, ficará à beira do gramado. Simão Sabrosa se recupera de um entorse no tornozelo direito e permanece como dúvida.

Os Tugas torcem por tropeços de seus rivais. A Polônia (1º, 21 pontos) joga em casa contra o Cazaquistão (7º, sete), enquanto a Finlândia (2º, 19) visita a Bélgica (5º, 11). Ainda com chances, a Sérvia (4º, 16) encara a Armênia (6º, oito) em Yerevan.

Pelo grupo F, a Espanha (2º, 19 pontos) sofreu uma baixa de última hora. Fernando Torres machucou a coxa durante o treino desta sexta-feira e não enfrenta a Dinamarca (4º, 14) em Aarhus. Como David Villa, também lesionado, havia sido cortado durante a semana, Luis Aragonés ficou sem sua dupla de ataque titular. Pelo jeito, o técnico escalará Tamudo, chamado para o lugar do jogador do Valencia, isolado na frente.

A Suécia (1º, 19 pontos) terá a chance de ampliar a vantagem na ponta. A equipe visita Liechtenstein (7º, quatro). O lateral Roland Nilsson, contundido, foi cortado da seleção.

Inglaterra com desfalques

Para o confronto com a Estônia (6º, quatro), em Wembley, pelo grupo E, a Inglaterra (2º, 20) terá a ausência de John Terry. O defensor do Chelsea sentiu dores no joelho durante os treinos da semana e será poupado. Em seu lugar, entra Sol Campbell, que formará a dupla de zaga com Rio Ferdinand. Owen se diz pronto para jogar, após passar por uma cirurgia no estômago.

Na mesma chave, a Croácia (1º, 23 pontos) recebe Israel (4º, 17), que ainda tenta manter viva a esperança de se classificar.

A Grécia, líder do grupo C (19 pontos) enfrenta a Bósnia (4º, 13) em casa com o objetivo de manter a distância para seus adversários. Aos bósnios, é obrigatório um triunfo para continuar com chances de se classificar. A Turquia (3º, 17) visita a Moldávia (7º, 5); uma vitória fará os trucos ultrapassarem a Noruega (2º, 17), que folga na rodada, e até pode lhes dar a liderança, caso os gregos tropecem.

No grupo G, haverá o confronto entre os líderes. A Romênia (1º, 20 pontos) recebe a Holanda (2º, 20) em Constanta; as duas seleções ainda estão invictas no torneio. Do lado dos donos da casa, o capitão Chivu atuará no sacrifício, pois não está completamente recuperado de uma lesão no ombro. Já a Oranje não contará com o goleiro Van der Sar, cortado da equipe devido a uma lesão no pé. Wesley Sneijder, Mario Melchiot e Robin van Persie, suspensos, também desfalcam a Holanda.

Veja os jogos deste sábado pelas eliminatórias da Eurocopa-08:

Grupo A
Armênia x Sérvia
Azerbaijão x Portugal
Polônia x Cazaquistão
Bélgica x Finlândia

Grupo B
Escócia x Ucrânia
Ilhas Faroe x França
Itália x Geórgia

Grupo C
Hungria x Malta
Moldávia x Turquia
Grécia x Bósnia

Grupo D
Eslováquia x San Marino
Chipre x País de Gales
Irlanda x Alemanha

Grupo E
Inglaterra x Estônia
Croácia x Israel

Grupo F
Islândia x Letônia
Liechtenstein x Suécia
Dinamarca x Espanha

Grupo G
Bielorrússia x Luxemburgo
Romênia x Holanda
Eslovênia x Albânia

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo