Alemanha

Alaba anuncia que deixará o Bayern de Munique ao fim da temporada: “Quero sair da zona de conforto”

O Bayern de Munique anunciou a contratação de Dayot Upamecano para a próxima temporada, um reforço muito importante para o seu setor defensivo. No entanto, entra um, sai outro. David Alaba confirmou nesta terça-feira que deixará o clube ao fim da temporada, após 13 anos de serviços prestados e inúmeros títulos conquistados.

A saída de Alaba era anunciada. As negociações para renovar seu contrato, com validade até 30 de junho de 2021, haviam travado. Em novembro, o Bayern retirou a proposta que estava na mesa. Há algumas semanas, segundo o jogador austríaco de 28 anos, a decisão foi tomada e comunicada aos diretores bávaros.

“Tomei a decisão de fazer algo novo após esta temporada e deixar o clube. Não foi uma decisão fácil. Estou aqui há 13 anos e o clube está muito próximo do meu coração. Demorei porque, depois de 13 anos, não é uma decisão fácil. Decidi fazer algo novo, ver algo novo, um novo desafio. Ainda tenho cinco, seis, sete anos pela frente e tenho pensado no que posso fazer”, afirmou.

“Quero um novo desafio para me desenvolver como pessoa fora de campo. Sou um jogador que quer se desenvolver a cada ano, ganhar experiência. Depois desta temporada, quero sair da minha zona de conforto e dar o próximo passo. Tive várias conversas com os responsáveis e com a minha gestão”, completou.

Alaba chegou do Áustria Vienna para a categoria de base do Bayern de Munique em 2008. Com exceção de um empréstimo para o Hoffenheim, disputou todos os seus jogos por clubes com a camisa dos bávaros, como lateral esquerdo, às vezes no meio-campo, e mais recentemente na zaga. Tem 33 gols em 415 partidas pelo atual campeão do mundo.

Fez 286 jogos pela Bundesliga até agora – chegará a 299 se atuar em todas as rodadas restantes da atual edição -, sendo 269 pelo Bayern e 17 pelo Hoffenheim. “Nesses 13 anos, eu pude vivenciar momentos incrivelmente bonitos, pelos quais sou muito grato. Os 13 anos não podem ser resumidos em palavras. Foi um período maravilhoso e intenso”, disse.

Estreou pelo Bayern em um jogo da Copa da Alemanha contra o Greuther Fürth, em fevereiro de 2010. Faria mais cinco jogos por Bundesliga e Champions League antes de sair para ganhar experiência pelo Hoffenheim. Firmou-se no time titular a partir de 2011. Colecionou títulos em progressão geométrica: nove da Bundesliga (com participação muito pequena no primeiro, apenas três jogos), seis da Copa da Alemanha, duas Champions League, dois Mundiais de Clube e Supercopas da Uefa. Também tem cinco Supercopas da Alemanha.

.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo