Alemanha

Ainda resta uma esperança

O desempenho dos clubes alemães na Liga dos Campeões era pífio até a quinta rodada. As chances de classificação, por mais que existissem a pelo menos dois deles, pareciam mínimas. Eis que, na penúltima rodada da fase de grupos, a situação muda completamente para Werder Bremen e Schalke 04. Coincidentemente, ambos diante de adversários espanhóis.

Os alviverdes batem o Real Madrid em casa, por 3 a 2, enquanto o Schalke 04 arranca um heróico empate sem gols com o Valencia, no Mestalla. Os dois resultados mantêm os alemães na terceira colocação de seus grupos, C e B respectivamente. Os confrontos dos dois na rodada derradeira, entretanto, favorece – e muito – os dois.

A tarefa do Schalke 04 é mais tranqüila. Basta uma vitória simples – e em casa – sobre o ‘fogo de palha’ Rosenborg, atual vice-líder do grupo B, com sete pontos. Os Azuis Reais somam cinco. Um empate poderia custar até mesmo a vaga na Copa Uefa, no caso de o Chelsea tirar o pé do acelerador contra o Valencia e facilitar para os espanhóis. No primeiro turno, na Noruega, os alemães arrancaram sua única vitória até agora na competição, o que inspira confiança para a partida na Veltins-Arena.

Para avançar às oitavas-de-final e salvar a honra alemã na LC, o Werder Bremen precisa bater o Olympiacos na Grécia. Qualquer outro resultado lhe custará a vaga. O curioso é que, dado o equilíbrio do grupo C, os alviverdes podem até mesmo conseguir a vaga e terminar na liderança. Para isso, os alemães têm de torcer para que a Lazio vença o Real Madrid no Santiago Bernabéu – o que deixaria o Werder com nove pontos e os outros três com oito.

A imprensa alemã, que já dava a Liga dos Campeões como encerrada para os clubes do país, agora vêem pela frente duas finais. Nada mais alemão do que conquistar a vaga na última rodada, deixando para trás gente que parecia maior.

O jogo do mês

A 15ª rodada reserva uma partida especial para a situação da tabela. Com apenas um ponto de diferença para o Bayern de Munique, Hamburg e Werder Bremen se enfrentam no Weserstadion, neste sábado.

O curioso da partida é que quem vencer esse confronto pode terminar a rodada na liderança, desde que os bávaros não somem pontos diante do Arminia Bielefeld. Se houver empate e o Bayern também perder, os três chegarão à penúltima rodada com os mesmos 31 pontos – o que deixará a briga pelo “título de inverno” bastante interessante.

Um único…
…jogador foi expulso em toda a 14ª rodada. Trata-se de Brzenska, que levou dois cartões amarelos na derrota do Borussia Dortmund para o Nuremberg e não impediu que os aurinegros voltassem a perder.

Dois gols…
…com a marca do francês Ribéry e o Bayern voltou a vencer na Bundesliga. No primeiro gol, sua insistência rendeu a bola numa jogada que parecia perdida. No segundo, o francês tabelou, invadiu a área e, sem dificuldade alguma, definiu a vitória por 2 a 1 sobre o Wolfsburg.

Três vitórias…
…consecutivas na Bundesliga e o Stuttgart já se encontra às portas da briga por uma vaga na Copa Uefa. Ocupa a sétima colocação, apenas quatro pontos atrás do quarto colocado Karlsruhe.

Quatro vezes…
…que Tamas Hajnal, do Karlsruhe, é escolhido para a seleção da rodada neste campeonato. Desta vez, graças do primeiro gol – o de empate – na vitória por 2 a 1 de seu time contra o Hertha Berlim.

Seleção da rodada*
Wiese (Werder Bremen); Maltritz (Bochum), Van Buyten (Bayern de Munique), Naldo (Werder Bremen); Pardo (Stuttgart), Galasek (Nuremberg), Dabrowski (Bochum); Freis (Karlsruhe), Hajnal (Karlsruhe), Ribéry (Bayern de Munique); Kuranyi (Schalke 04)

Destaque da rodada*
Kevin Kuranyi se recuperou de uma contusão muscular que o afastou dos treinos nos dias que antecederam a partida contra o Hannover 96 e participou dos três gols na vitória por 3 a 2. Sua atuação memorável lhe rendeu elogios de todos os lados e chegou até mesmo a ser comparado a Luca Toni, artilheiro da Bundesliga.

*de acordo com a revista alemã kicker, com a qual esta coluna colabora.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo