Alemanha

Ainda não acabou

A partida entre Milan e Werder Bremen dava toda a pinta de ser favas contadas. A equipe alemã, que só havia conseguido a vaga na última rodada graças a um tropeço da já classificada Internazionale de Milão, enfrentaria o principal candidato ao título da Copa Uefa, apesar de toda a irregularidade vivida pelos ´rossoneri` no Campeonato Italiano.

No primeiro confronto, no Weserstadion, o Milan abriu o placar, no cruzamento de Flamini, após mais uma falha de Fritz, e a finalização de Inzagui. O Werder Bremen atacou muito, mas foi só nos cinco últimos minutos que Diego conseguiu empatar a partida. Porém, a grande virada aconteceria em Milão, quando a equipe mostrou toda a “vontade economizada” no decorrer da Bundesliga para buscar os dois gols de diferença, resultado que dava ao Milan a classificação para as oitavas de final. E Pizarro foi o homem da partida.

Durante todo o andamento da atual edição da Bundesliga, muita coisa fez e faz falta ao Werder Bremen, o que resulta na pífia campanha da equipe: jogadores importantes entraram em má fase simultânea: Naldo, o zagueiro Mertesacker e Torsten Frings, jogador cuja importância para o time vai além de sua atuação dentro de campo. Além do futebol de Tim Borowski, que trocou Bremen por Munique, no ano passado, ainda faz falta.

Os resultados decepcionantes possuem também suas explicações táticas. Apesar de Sebastian Boenish e o habilidoso Mesut Ozil já terem o status de revelações da competição, em muitos momentos, faltou ao Werder Bremen maior poder de marcação, além de uma preocupação maior com a proteção aos zagueiros pelos volantes.

Algumas lesões e problemas disciplinares também atrapalharam o grupo. Diego foi suspenso por quatro jogos, logo após o retorno da pausa de inverno e, na última rodada, Naldo foi punido por três jogos. O gol é, atualmente, um dos maiores problemas. Machucado, o titular Tim Wiese cedeu lugar ao reserva Christian Vander que deixou a partida contra o Bayern de Munique com uma lesão muscular na virilha e Thomas Schaaf terá de escolher entre Nico Pellatz, de 22 anos, e Sebastian Mielitz, 19, para o próximo confronto do clube.

A todas estas dificuldades soma-se o desgaste de Thomas Schaaf no comando do time. Depois de dez anos no clube, as crises internas se intensificaram desde a temporada passada e o treinador não parece estar muito satisfeito. Torcedores também já não veem o treinador de forma positiva.

Na tabela, o Werder Bremen está longe da zona de classificação para Copas Europeias, com 28 pontos, na 11ª posição. Na Copa Uefa, boas chances de passar para a próxima fase já que o próximo adversário será o Saint Etienne. Na Copa da Alemanha, contra o Wolfsburg, a oportunidade de salvar 2008/09. Pode parecer que sim, mas a temporada ainda não terminou para os verde-brancos.

A primeira derrota

O Hamburgo é dos principais candidatos ao título da Bundesliga 2008/09. Mas diante de toda a competitividade da atual temporada, a derrota por 3 a 1, em casa, a primeira da equipe comandada por Martin Jol em todo o campeonato, pode pesar.

Mesmo jogando na Nordbank-Arena, o Wolfsburg surpreendeu pela força e conseguiu armar boas jogadas pelo lado esquerdo, enquanto o Hamburgo sofreu mais uma vez com problemas defensivos. Grafite impressionou em sua volta com dois gols, em 45 minutos e foi o homem do jogo. Atualmente, apenas um ponto separa líder Hertha Berlim e o vice-líder Hamburgo.

Só se fala nisso

A polêmica sobre o teste antidoping de dois jogadores do Hoffenheim continua sendo noticia. Há três semanas, em Mönchengladbach, após uma partida contra o Borussia, Andreas Ibertsberger e Christoph Janker chegaram ao local do exame com 10 minutos de atraso e a Federação Alemã de Futebol (DFB) ameaça suspender os jogadores por um ano. Desta vez foi o técnico Ralf Rangnick a federação e foi repreendido.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo