Alemanha

A torcida do Hannover invadiu o estádio do rival Braunschweig e escreveu um “96” enorme no centro do gramado

Torcedores do Hannover queimaram o gramado do Braunschweig e não houve outra solução dos anfitriões além de rasurar o ano de fundação dos rivais

Os funcionários do Eintracht Braunschweig tiveram uma surpresa desagradável no sábado, horas antes do jogo contra o Heidenheim. Bem no meio do campo, a grama do círculo central foi queimada para formar o número 96. A mensagem era clara: torcedores do rival Hannover 96 invadiram o Estádio Eintracht e marcaram o ano de fundação do clube, tão importante na Alemanha, no lugar mais visível da casa adversária. E assim a rivalidade da Baixa Saxônia ganhou um episódio anedótico para a sua história. Os responsáveis pela grama até tentaram apagar o 96 antes do compromisso do Braunschweig pela segunda divisão, mas não conseguiram. Assim, os auriazuis entraram em campo com a mensagem rival expressa, mas com uma rasura sobre a peripécia.

Os membros do Braunschweig fizeram riscos de cal branca sobre o 96 preto, na tentativa de refutar o símbolo do Hannover. Além disso, a frase “Não, obrigado” foi escrita quatro vezes no campo, ao redor do círculo central. A expressão na Alemanha é comumente usada para refutar o uso de energia nuclear – como se quisessem dizer que os rivais são radioativos. Ficou com ares de outra zoeira.

E a traquinagem não desestabilizou o time do Eintracht Braunschweig. A equipe venceu o Heidenheim por 2 a 0, em resultado de peso contra um adversário embalado na segunda divisão do Campeonato Alemão. Já o Hannover anda devendo e perdeu por 2 a 0 na visita ao St. Pauli, com sua segunda derrota na retomada da segundona após a pausa de inverno. O Hannover ocupa a sétima colocação, com 28 pontos, sete a mais que o Braunschweig, no 11° lugar e ameaçado pelo risco de rebaixamento.

O Eintracht Braunschweig explicou em nota que foi usado óleo para queimar a grama e disse que a inscrição do “95+1” será apagada antes da próxima partida do clube em casa, contra o Darmstadt, no próximo dia 12 de fevereiro. Já o próximo dérbi acontecerá em 19 de março, no próprio Estádio Eintracht. Serão semanas tensas até lá, certamente com alguns contra-ataques planejados pelas torcidas.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo