Alemanha

A primeira é a melhor?

A Alemanha precisava de apenas um ponto contra a Irlanda, em Dublin, para tornar-se a primeira a se garantir na Eurocopa pelas eliminatórias. O time foi lá e arrancou o empate com por 0 a 0, mantendo a diferença de oito pontos para os irlandeses, que só têm mais dois jogos pela frente. Méritos totais para os alemães, que não titubearam em momento algum na campanha.

Poucos dias após garantida a vaga, começou a onda de comentários a respeito do time e das perspectivas para a Euro. O mais exaltado foi Franz Beckenbauer, que alterna seu humor entre o oito e o oitenta. “A Alemanha é a mais consistente seleção da Europa no momento. A equipe manteve um alto nível desde a Copa do Mundo e até melhorou”, disse o Kaiser. O ex-capitão e técnico do Nationalelf justifica sua opinião, muito bem fundamentada.

Desde a Copa do Mundo, diz Beckenbauer, poucas foram as seleções que evoluíram. O melhor exemplo é visto nas próprias eliminatórias para a Euro. Atual campeã do mundo, a Itália corre sérios riscos de não se classificar para a competição (leia mais aqui). O mesmo acontece com a Inglaterra, que também anda mal das pernas e corre sérios riscos de não garantir sua vaga. A França, que caiu no mesmo grupo dos italianos, tem mais chances.

A coincidência entre as três equipes é a fase de entressafra por que passam. Os italianos perderam jogadores-chave, assim como o English Team, que trocou de técnico e só recentemente teve a volta de Michael Owen ao time. Além disso, o treinador teve de engolir a volta de David Beckham. Situação semelhante à dos franceses, que convenceram jogadores que não queriam mais ser chamados a voltar a defender a camisa Bleu.

Os alemães, enquanto isso, mantiveram a mesma comissão técnica, o que minimizou a saída de Jürgen Klinsmann. Os jogadores, em sua maioria na casa dos vinte e poucos anos, raramente estranham quando são chamados. Dada a rotatividade de jogadores, que muitas vezes são mais de três por posição, raramente sente-se uma ou outra ausência.

Dizer que a Alemanha é o time mais forte da Europa pode até soar exagerado, mas, pelo trabalho dos últimos anos e pelos resultados que conquistou desde a chegada de Klinsmann ao time, é difícil não ver o Nationalelf como um dos favoritos à conquista da Euro.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo