A cara de Van Gaal

“Sou arrogante, dominador, honesto, trabalhador e inovador. Mas também bastante compreensível”. Com algumas frases pronunciadas em dialeto bávaro, Louis Van Gaal anunciou sua chegada oficial a Munique, com a já conhecida capacidade de chamar a atenção e agitar ambientes.
A natural expectativa é de saber qual será a cara do Bayern de Van Gaal. Apesar da certeza de que parte da pergunta será respondida apenas com o fim do mercado e a permanência de Ribéry, a lembrança das preferências táticas de Van Gaal deixa a dúvida de qual o melhor esquema para encaixar Tymoschuk, Alexander Baumjohann, Mario Gomez e os pedidos “holandeses” do treinador: Danijel Pranjic, vindo do Heerenveen, e Edson Braafheid, do Twente.
Em sua primeira coletiva, nenhuma pista de qual será a formação do time. Vitorioso no Ajax com seu audacioso 3-4-3, na prática difícil de ser repetido no clube alemão. Mais atual, o esquema adotado no AZ, uma variação de 4-3-3 ou 4-4-2 com jogadores de mais marcação é o mais provável de se ver na próxima temporada.
Criticado de forma antecipada pela exigência de jogadores de sua confiança que atuaram pelo Campeonato Holandês – talvez com a lembrança do trabalho fracassado de Rutten no Schalke -, a chegada de Pranjic dará ao treinador uma opção para a vaga de Schweinsteiger no meio-campo, ou pode atuar pela esquerda com o camisa 31. No Heerenveen, o jogador foi bem ao atuar como um meio campista que se aproximava muito bem do ataque.
Tymoshchuk, volante que saí muito bem para o jogo, chega para ser titular. Na zaga, a opção de Edson Braafheid para atuar ao lado de Martim Demichelis pode ser preocupante. Braafheid, lateral esquerdo de origem, jogou algumas vezes improvisado como zagueiro com um desempenho inferior à sua posição de costume.
No ataque, com a iminente saída de Toni, Klose, Gomez e Olic disputam vaga. A dúvida é se Mario Gómez vai se firmar entre os bávaros.
A temporada 2009/10 começou nesta quarta-feira para o maior campeão alemão. Encontrará um ambiente “quente e familiar”, como as palavras do treinador?
Lúcio de saída
Van Gaal chegou e um dos principais assuntos abordados depois de sua apresentação foi a provável “dispensa” do zagueiro Lúcio. Prestigiado com o título-e atuação na Copa das Confederações- o jogador deve retornar de suas férias, no dia 16 de julho, e ter que procurar um clube.
Apesar do Bayern ainda não ter dado sua posição oficial, ele não faria parte do planejamento do clube. O capitão brasileiro declarou que a falta de empenho do clube em contar torna sua permanência complicada.
O Bayern já não havia concordado com a proposta de Zé Roberto por um contrato de 2 anos. Tim Borowski, Andreas Ottl também não ficam.
Meninos de Hrubesch
Um time bem montado e com espírito vencedor, a seleção alemã conquistou, com uma vitória por 4 a 0 diante da Inglaterra, o inédito título europeu sub-21. Com gol e três assistências na final e uma ótima participação no torneio, Mesut Ozil chamou a atenção em meio a muitos jogadores fundamentais em seus clubes.
A conquista deixa a Alemanha como grande força européia nas categorias de base e coroa o técnico Horst Hrubesch. Em 2009, o país já tinha levantado a taça do Sub-17 e, em 2008, o Sub-19.
Se resultados expressivos na base não garantem o sucesso da seleção principal, as conquistas deixam a impressão de que um bom trabalho pode promover com muita qualidade a tão sonhada renovação alemã.
Primeira rodada
A Copa da Alemanha começa só no dia 31 de julho, mas os primeiros confrontos já estão definidos. Confira alguns deles
SG Sonnenhof Grossaspach x Stuttgart
SpVgg Weiden x Borussia Dortmund
SV Babelsbeg x Bayer Leverkusen
TSV Germania Windeck x Schalke 04
SpVgg Neckarelz x Bayern de Munique
Union Berlim x Werder Bremen
Fc Oberneuland x Hoffenheim
SV Wehen Wiesbaden x Wolfsburg
Preussen Münster x Hertha Berlim
Fortuna Düsseldorf x Hamburg