ÁfricaCopa Africana de Nações

Zâmbia surpreende Gana e está na decisão da CAN

A seleção de Zâmbia é a primeira finalista da Copa Africana de Nações. Jogando no Estádio de Bata, os Chipolopolo contaram com um gol de Emmanuel Mayuka no segundo tempo para derrotar Gana por 1 a 0 e assegurar sua vaga na decisão. Duas vezes vice-campeões da CAN, os zambianos não disputavam uma final do torneio desde 1994.

Zâmbia foi para campo buscando o ataque desde o apito inicial, mas foi Gana quem teve a grande chance de sair à frente no placar, ao ser premiada com um pênalti aos seis minutos. Kwadwo Asamoah se chocou com Davis Nkausa apontou para a marca do cal. Asamoah Gyan bateu fraco e o goleiro Kennedy Mweene espalmou o chute, caindo para o canto esquerdo. Na sequência, Gyan arriscou chute de fora da área e Mweene novamente interveio para evitar o gol.

A partida seguia bastante disputada, com ambos os times se arriscando no ataque, mas com as defesas prevalecendo. Aos 31 minutos, Jordan Ayew recebeu livre dentro da área e chutou para fora. No contra-ataque, Rainford Kalaba deixou Christopher Katongo de frente para o goleiro, mas o camisa 11 concluiu sem direção. Já aos 38, Gana voltou a ameaçar em arremate prensado de Kwadwo Asamoah que passou ao lado do gol.

No segundo tempo, os Estrelas Negras seguiam concluindo mais a gol. Aos quatro minutos, Jordan Ayew arriscou da entrada da área e Mweene fez boa defesa. Os ganeses ainda esboçaram uma pressão por volta dos 20 minutos. Primeiro, Asamoah Gyan invadiu a área, mas teve seu arremate defendido por Mweene. Pouco depois, o goleiro saiu mal do gol após cruzamento de André Ayew, mas Gyan cabeceou para fora.

Quando Gana diminuiu seu ritmo, os Chipolopolo aproveitaram brecha para marcar o gol decisivo. Emmanuel Mayuka recebeu passe na meia-lua e, depois de girar para cima da marcação, acertou o canto da meta adversária, sem chances para Adam Kwarasey.

A situação dos ganeses se complicou ainda mais aos 38 minutos, quando Derek Boateng recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. A equipe avançou em campo nos minutos finais buscando o empate, mas, bem postada na defesa e explorando os contra-ataques, Zâmbia segurou sua vaga na final.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo