AfricaMundial de Clubes

Um sonho possível

Quando o Al Ahly parece finalmente ter chegado ao seu limite, a equipe se supera e consegue uma nova façanha. No último fim de semana, os egípcios estrearam no Mundial Interclubes com vitória sobre o Sanfrecce Hiroshima, do Japão, e agora enfrentam o Corinthians na semifinal.

Esta é a quarta participação do Al Ahly no Mundial, um recorde neste novo formato da competição com clubes de todo o continente. Dentro de suas limitações, o time deixou uma boa impressão em seu primeiro teste. A intensidade da equipe, mesmo com a natural queda de rendimento no fim de cada tempo, ainda impressiona. Não custa lembrar: exceto os jogos da Liga dos Campeões e alguns amistosos, o Al Ahly só disputou um jogo oficial na temporada. Um. Foi pela Supercopa Egípcia, em setembro, conquistada sobre o ENPPI.

As variantes táticas do Ahly também são um trunfo da equipe. No duelo contra o Hiroshima, o técnico Hossam El-Badry apostou em um 4-2-3-1 variando para o 4-4-2, com Hamdy por vezes fazendo companhia a Gedo na frente. No entanto, a lesão do volante Ghaly, ainda na etapa inicial, forçou a entrada de Aboutrika e a mudança do esquema para o 4-1-3-2. Neste sistema, no entanto, a equipe pouco produziu no restante do primeiro tempo. A solução encontrada por El-Badry foi adiantar Aboutrika para o ataque, recuando Gedo para a ponta direita. E foi justamente Aboutrika o autor do gol da classificação.

Aliás, o bom trabalho de El-Badry à frente do Ahly é realmente surpreendente. Quando seu nome foi ventilado para substituir o lendário Manuel José, muitos temiam pela dificuldade de relacionamento do treinador com jogadores de alto calibre. O egípcio não apenas quebrou esse estigma como também se mostra um autêntico estrategista. Para o jogo contra o Corinthians, o treinador já sabe que não poderá contar com Ghaly, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho. A opção natural é a entrada de Aboutrika, no entanto, a equipe ficaria mais exposta com o ídolo em campo. Shehab Ahmed, volante de ofício, pode iniciar o jogo. O time ganharia em marcação, mas perderia na saída de bola.

A força ofensiva do Al Ahly se concentra pelo lado direito, com o apoio do ótimo lateral Fathi, que no último jogo deu duas assistências. No entanto, as jogadas em velocidade de Soliman pela esquerda, que não apareceram no jogo contra o Hiroshima, também merecem atenção especial. Foi assim que o Al Ahly aniquilou o Espérance em Radès, no jogo de volta da final da Liga dos Campeões. Pesa contra os egípcios a marcação adiantada em linha e a pavorosa bola aérea defensiva.

O aspecto motivacional também não pode ser esquecido. Assim como na LC, o Ahly joga pela honra dos mártires de Port Said. Um novo triunfo na próxima quarta-feira parece utopia, mas vale lembrar: também era utopia, depois de todos os desdobramentos em Port Said, imaginar que os Diabos Vermelhos pudessem dar a volta por cima rumo ao título da Liga dos Campeões Africana.

Curtas

– Pela 13ª vez na história, Uganda ficou com o título da Copa CECAFA. Anfitriões desta edição, os ugandenses derrotaram Quênia na final por 2 a 1. Ssentongo e Kizito marcaram os gols dos donos da casa, que receberam 30 mil dólares como prêmio pela conquista.

– Um dos artilheiros da Copa CECAFA com cinco gols, o meia tanzaniano Mrisho Ngassa já colheu os frutos da ótima impressão deixada no torneio: foi contratado pelo Al-Merreikh, um dos maiores clubes do Sudão, pela bagatela de 75 mil dólares. Ele tem apenas 23 anos.

– Falando em Al-Merreikh, o clube perdeu um de seus principais destaques nesta semana: o atacante zambiano Jonas Sakuwaha, contratado pelo Mazembe. Ele será o sétimo jogador da seleção de Zâmbia a integrar o elenco do time congolês. O Mazembe ainda anunciou os reforços de Richard Kissi Boateng e Solomon Asante, ambos do Berekum Chelsea.

– Como esperado, a CAF rejeitou o pedido de Jacques Anouma para concorrer à presidência da entidade. De acordo com as novas leis eleitorais, apenas um membro do comitê executivo da CAF está permitido a se candidatar. O marfinense é membro do comitê executivo da Fifa. A alteração das leis pode ser entendida como uma manobra do atual presidente, Issa Hayatou, para “eliminar” fortes candidatos.

– O dérbi de Soweto foi a grande atração da 14ª rodada do Campeonato Sul-Africano. Jogando para mais de 87 mil pessoas (uma “realidade paralela”, visto que a competição sofre com a média de público), Orlando Pirates e Kaizer Chiefs empataram em 1 a 1. Mbesuma abriu o placar para o Pirates, porém Majoro igualou para o Chiefs, líder do campeonato com 31 pontos. O Pirates vem logo atrás, com 28.

– Sulley Muntari deve desfalcar a seleção ganesa na CAN 2013. O jogador do Milan sofreu uma lesão no joelho na metade do ano e, inicialmente, voltaria a jogar em novembro. No entanto, sua lesão se agravou e agora espera-se que o ganês só volte aos campos no fim de dezembro. Kwesi Appiah, treinador da seleção ganesa, planeja anunciar o grupo que disputará a CAN antes do Natal.

– O lateral-esquerdo Faouzi Ghoulam, nascido na França e que faz boa temporada com o Saint-Etienne, ganhou permissão da Fifa para atuar pela seleção da Argélia, país de seus ascendentes. Ele deverá ser convocado para a CAN 2013 e segue os passos de Ishak Belfodil, do Parma, outro francês recentemente naturalizado argelino.

– O Espérance segue sobrando na Ligue 1 tunisiana. Nesta rodada, vitória por 5 a 1 sobre o Kairouan fora o baile. Haythem Jouini, jovem de 19 anos, marcou dois. Os “Sangue e Ouro” lideram com folga o Grupo A, com 15 pontos. O Etoile du Sahel, que bateu o Stade Tunisien por 2 a 1, lidera o Grupo B com 11 pontos.

– Fora de casa, o Raja Casablanca empatou sem gols com o Maghreb de Fès e sustentou a liderança do Campeonato Marroquino, com 23 pontos. O outro time da cidade, o Wydad Casablanca, derrotou o Wydad Fès por 1 a 0 e chegou aos 22 pontos, porém com um jogo a mais que o rival.

– Alain Giresse é o favorito para assumir o posto de treinador da seleção da Líbia. O francês vem de um ótimo trabalho com Mali, terminando a última CAN em 3º lugar. Os líbios não se classificaram para a competição continental do ano que vem.

– A CAF novamente “cortou” a lista dos indicados a “Jogador do Ano”: Alex Song, Didier Drogba e Yaya Touré seguem como concorrentes ao prêmio que será entregue no dia 20. Demba Ba e Andre Ayew não estão mais na disputa.

Foto de Anderson Santos

Anderson Santos

Membro do Na Bancada, professor da Unidade Educacional Santana do Ipanema da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), doutorando em Comunicação na Universidade de Brasília (UnB) e autor do livro “Os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol” (Appris, 2019).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo