Samuel Eto’o é punido pela Fifa por má conduta em jogo contra o Brasil
Presidente da Associação Camaronesa de Futebol está proibido de assistir partidas da seleção no estádio por seis meses
A Fifa aplicou, nesta segunda-feira (30), uma punição em Samuel Eto'o, ídolo camaronês e presidente da associação de futebol do país africano.
Por violar dois artigos do Código Disciplinar da entidade durante o jogo contra o Brasil, pela Copa do Mundo Feminina Sub-20, o mandatário está proibido de assistir partidas de Camarões in loco (no estádio) por seis meses.
Vale destacar que a medida engloba jogos de todas as seleções camaronesas, seja masculina ou feminina, independente da categoria.
Em comunicado oficial, a Fifa afirma que Eto'o infringiu os artigos 13 e 14 do Código Disciplinar. Segundo a entidade, o ex-atacante teve um comportamento ofensivo e apresentou má conduta no duelo diante do Brasil, realizado no dia 11 de setembro.
Com oito pontos ganhos em quatro rodadas, a seleção masculina principal de Camarões lidera o Grupo D das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo 2026.
Confira o comunicado da Fifa sobre a punição de Eto'o
O Comitê Disciplinar da FIFA sancionou o presidente da Associação Camaronesa de Futebol (FECAFOOT), Samuel Eto'o, com uma proibição de seis meses de assistir a partidas das equipes representativas de Camarões por violações dos artigos 13 (Comportamento ofensivo e violações dos princípios do fair play) e 14 (Má conduta de jogadores e oficiais) do Código Disciplinar da FIFA.
A sanção foi imposta em conexão com a partida das oitavas de final da Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA™ entre Brasil e Camarões, disputada em Bogotá, Colômbia, em 11 de setembro de 2024.
A proibição imposta ao Sr. Eto'o o impede de assistir a partidas masculinas e femininas envolvendo equipes da FECAFOOT de todas as categorias e faixas etárias.
O Sr. Eto'o foi notificado hoje, data em que a sanção entra em vigor.
Como Brasil e Camarões se saíram na Copa do Mundo Feminina Sub-20?
No jogo que culminou com a punição a Eto'o, a Seleção Brasileira venceu Camarões por 3 a 1, em Bogotá, e garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Mundo Feminina Sub-20. As camaronesas saíram na frente, mas Priscila, de pênalti, deixou tudo igual. Na prorrogação, Dudinha marcou duas vezes e decretou a virada.
No entanto, após a expressiva classificação contra Camarões, a Canarinho acabou sendo derrotada pela Coreia do Norte (1 a 0) nas quartas de final, e deu adeus à competição. Uma semana depois, as norte-coreanas se sagrariam campeãs do mundo ao baterem os Estados Unidos na final.
Líder do Grupo B, o Brasil encerrou sua participação no torneio com quatro vitórias e uma derrota. Já Camarões, terceiro colocado do Grupo A, obteve um triunfo, um empate e dois reveses.