Africa

Samuel Eto’o é punido pela Fifa por má conduta em jogo contra o Brasil

Presidente da Associação Camaronesa de Futebol está proibido de assistir partidas da seleção no estádio por seis meses

A Fifa aplicou, nesta segunda-feira (30), uma punição em Samuel Eto'o, ídolo camaronês e presidente da associação de futebol do país africano.

Por violar dois artigos do Código Disciplinar da entidade durante o jogo contra o Brasil, pela Copa do Mundo Feminina Sub-20, o mandatário está proibido de assistir partidas de Camarões in loco (no estádio) por seis meses.

Vale destacar que a medida engloba jogos de todas as seleções camaronesas, seja masculina ou feminina, independente da categoria.

Em comunicado oficial, a Fifa afirma que Eto'o infringiu os artigos 13 e 14 do Código Disciplinar. Segundo a entidade, o ex-atacante teve um comportamento ofensivo e apresentou má conduta no duelo diante do Brasil, realizado no dia 11 de setembro.

Com oito pontos ganhos em quatro rodadas, a seleção masculina principal de Camarões lidera o Grupo D das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo 2026.

Confira o comunicado da Fifa sobre a punição de Eto'o

O Comitê Disciplinar da FIFA sancionou o presidente da Associação Camaronesa de Futebol (FECAFOOT), Samuel Eto'o, com uma proibição de seis meses de assistir a partidas das equipes representativas de Camarões por violações dos artigos 13 (Comportamento ofensivo e violações dos princípios do fair play) e 14 (Má conduta de jogadores e oficiais) do Código Disciplinar da FIFA.

A sanção foi imposta em conexão com a partida das oitavas de final da Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA™ entre Brasil e Camarões, disputada em Bogotá, Colômbia, em 11 de setembro de 2024.

A proibição imposta ao Sr. Eto'o o impede de assistir a partidas masculinas e femininas envolvendo equipes da FECAFOOT de todas as categorias e faixas etárias.

O Sr. Eto'o foi notificado hoje, data em que a sanção entra em vigor.

Durante seis meses, Samuel Eto'o não poderá assistir aos jogos de Camarões no estádio
Durante seis meses, Samuel Eto'o não poderá assistir aos jogos de Camarões no estádio (Foto: IMAGO Images)

Como Brasil e Camarões se saíram na Copa do Mundo Feminina Sub-20?

No jogo que culminou com a punição a Eto'o, a Seleção Brasileira venceu Camarões por 3 a 1, em Bogotá, e garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Mundo Feminina Sub-20. As camaronesas saíram na frente, mas Priscila, de pênalti, deixou tudo igual. Na prorrogação, Dudinha marcou duas vezes e decretou a virada.

No entanto, após a expressiva classificação contra Camarões, a Canarinho acabou sendo derrotada pela Coreia do Norte (1 a 0) nas quartas de final, e deu adeus à competição. Uma semana depois, as norte-coreanas se sagrariam campeãs do mundo ao baterem os Estados Unidos na final.

Líder do Grupo B, o Brasil encerrou sua participação no torneio com quatro vitórias e uma derrota. Já Camarões, terceiro colocado do Grupo A, obteve um triunfo, um empate e dois reveses.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo